Prestações do MCMV são reduzidas no Aquiles Cômar

Publicado em: 09/12/2013 00:00

O Governo Municipal e a Caixa Econômica Federal convocaram os moradores do Conjunto Habitacional Aquiles Cômar para uma reunião na manhã deste domingo (08), para o anúncio de uma importante novidade. As famílias beneficiadas com o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) passaram a receber 95% de subsídio, ou seja, a parcela da renda mensal familiar comprometida com a prestação da casa, que antes era de 10%, agora corresponde a 5. Com isso, a prestação mínima cai de R$ 50 para R$ 25.

A medida foi colocada em prática pelo Governo Federal no final de agosto de 2012, no entanto, só abrangia novos contratos. A inclusão do Aquiles Cômar é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, Câmara Municipal, Caixa Econômica Federal e o deputado estadual Jonas Guimarães que, durante seis meses, renegociaram os contratos.

“O Aquiles Cômar é nossa menina dos olhos. Temos um carinho muito grande por esta população e, por isso, ficamos imensamente felizes com a redução, um verdadeiro presente antecipado de Natal. Além disso, para o ano que vem, temos um projeto para o conjunto que prevê uma série de melhorias”, contou a secretária municipal de Bem Estar Social, Cláudia Nunes Veloso Marchini.

“Lutamos muito para conseguir este conjunto habitacional. Na época, fomos o único município com menos de 100 mil habitantes que foi contemplado com 484 casas, sendo o que o máximo previsto eram 200. É gratificante ver as transformações e melhorias pelas quais o Aquiles Cômar vem passando, um sinal de que estamos cumprindo com nossas obrigações”, disse o deputado estadual, Jonas Guimarães.

“Esta é uma notícia que entra para a história e é com muita honra e alegria que sou o portador. O Aquiles Cômar é um dos locais que mais atendemos neste ano e a redução nas parcelas é mais uma ação que garante a qualidade de vida dos que aqui residem. Com este novo valor, vocês conseguirão fazer algo mais por seus lares. Parabéns, vocês merecem”, destacou o prefeito Bongiorno.

“Trabalhamos para realizar sonhos e melhorar o dia a dia das pessoas. Por isso, medidas como esta são tão gratificantes para nós. Nossos levantamentos revelam que os valores das parcelas do Aquiles Cômar variam entre R$ 50 e R$ 160, ou seja, têm famílias que economizarão aproximadamente R$ 1 mil por ano. Além disso, informamos que a empresa responsável pela colocação dos pisos já foi licitada e os trabalhos começarão em breve”, informou o gerente da Caixa Econômica Federal de Cianorte, Claudemir Mazuqueli.

Aqueles que estão em dia com as prestações receberão automaticamente o benefício da redução. Já aqueles que possuem débitos, devem comparecer à Divisão de Assuntos Comunitários, na sala 28 do Centro Social Urbano, e regularizar suas situações, como por exemplo, acertar uma parcela e incorporar o valor restante nas demais.

Para o presidente da associação de moradores, Baleco, a redução nas parcelas interfere positivamente no orçamento, “pois abre uma margem para aumento do consumo das famílias que agora podem empregar esses recursos, por exemplo, para incrementar a compra do supermercado ou pagar a conta de água”, afirmou, convidando, ainda, os moradores para que passem no Centro Social Urbano e conheçam outros programas à disposição da população.