Beneficiários do Bolsa Família devem realizar avaliação de saúde

Publicado em: 11/12/2013 00:00

Para que recebam o benefício do Programa Federal Bolsa Família as pessoas devem se encaixar no perfil estabelecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e cumprir três condições: a atualização dos dados cadastrais, a manutenção da frequência escolar dos filhos e o acompanhamento das condições de saúde.

“Realizado duas vezes ao ano, o acompanhamento de saúde é obrigatório e aqueles que não o realizarem terão a transferência de renda automaticamente bloqueada e, caso a situação não seja regularizada, o benefício será cancelado”, explica o secretário municipal de saúde, Rogério Sossai.

Em Cianorte, o prazo para a segunda avaliação termina no dia 20 de dezembro. As famílias cadastradas no programa devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências e fazer as análises de peso, estatura, situação vacinal das crianças e, se gestante, o pré-natal.

“Para efetuar a avaliação, os beneficiários devem apresentar o cartão do Bolsa Família, a carteirinha de vacinação e, se gestante, o cartão de gestante”, orienta a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Ribeiro Águila.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é realizar o acompanhamento de 1.176 famílias. Até o momento, segundo a supervisora do Programa Saúde da Família, Marcela Soares Loureiro, apenas 17,86% compareceram. “Lembramos que o acompanhamento das condições de saúde é uma exigência para receber o Bolsa Família, portanto, fazemos um alerta para que os beneficiários não deixem de realizá-lo”, ressaltou.