Prefeitura assume responsabilidade pela iluminação pública

 

Publicado em: 13/01/2014 00:00

Whatsapp

 

Atendendo a Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transfere das concessionárias e distribuidoras de energia para os governos municipais a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública, a Prefeitura de Cianorte está assumindo os cuidados que, até então, eram da Companhia Paranaense de Energia – Copel.

Isto significa que, a partir desta semana, o município passa a ser responsável por prestar os serviços e arcar com os custos da manutenção de luminárias, reatores, braços e relés, ou seja, de todos os acessórios que compõem os pontos de iluminação pública, bem como assume a gestão de projetos correspondentes. Já a distribuição da energia elétrica não passará por mudanças, permanecendo com a Copel.

“Como, no momento, é inviável para a prefeitura criar uma estrutura própria completa para oferecer tais serviços, foi promovida uma licitação para a contratação de uma empresa que realizará a manutenção preventiva e corretiva da iluminação pública em Cianorte e nos distritos, inicialmente, por um prazo de 12 meses”, contou o secretário municipal de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno.

“A terceirização permite que o município se enquadre à norma da Annel dentro do prazo estabelecido e ofereça à população um serviço especializado, para o qual são necessários equipamentos específicos, semelhantes aos das concessionárias de energia elétrica, como guinchos elevatórios com cestos aéreos, que a prefeitura não possui e a aquisição demanda, além de recursos financeiros, estudos”, destacou o prefeito Bongiorno.

Além dos serviços prestados pela Eletrofio Instalações Elétricas Ltda, vencedora da concorrência, a prefeitura está disponibilizando uma central de atendimento à população, localizada nas dependências da Secretaria de Serviços Municipais (Pátio), e que atende pelo telefone 156, pelo qual podem ser requisitadas as manutenções, como por exemplo, a troca de lâmpadas.