Unidades de saúde passam por reformas

Publicado em: 17/01/2014 00:00

Com o objetivo de aprimorar a infraestrutura das unidades de saúde, o que melhora, também, o atendimento oferecido por elas, o Governo Municipal está promovendo a reforma das localizadas na Zona 04, Seis Conjuntos, Vila Sete e São Lourenço. Somados, os investimentos, adquiridos junto ao Governo Federal por meio do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), ultrapassam a quantia de R$ 160 mil, que serão empregados na pintura, revitalização do sistema elétrico, substituição de azulejos, peças dos banheiros, torneiras, entre outros.

“As reformas visam prover uma infraestrutura condizente com o trabalho desempenhado pelas equipes de atenção básica e que garanta comodidade e salubridade à população usuária dos serviços oferecidos, como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico e encaminhamentos para especialidades”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

Para que os serviços de reforma possam ser realizados, os atendimentos nos locais foram transferidos, sendo efetuados nas UBS mais próximas ou em espaços que foram especialmente adequados para este fim. A comunidade da Zona 04, usuária da UBS Ramon Máximo Schulz, pode encontrar atendimento na UBS Joaquim Antônio do Nascimento, situada no Jardim Morada do Sol. Nos Seis Conjuntos, as instalações da UBS Dr. Afonso Celso Abrão foram transferidas para o Salão Comunitário do bairro. Já os residentes na Vila Sete, podem se dirigir à UBS Alfredo Dalla Costa, localizada no Conjunto Marselha e, em São Lourenço, a comunidade distrital está sendo atendida nas dependências do Codecol.

“Não é possível realizar a reforma com as unidades em funcionamento, pois além de impossibilitar que a população seja atendida com a devida comodidade, as obras não condizem com as condições de salubridade e higiene exigidas em uma instituição de saúde. Portanto, pedimos a compreensão dos usuários, caso estas mudanças, que são temporárias, causem algum tipo de transtorno” informou o secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior.

“Revitalizar nossas unidades de saúde é essencial para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde no município. Nossos objetivos são que estes locais se encaixem em todos os padrões de qualidade e que se tornem mais acolhedores. É gratificante contar com a certeza de que, em breve, a população poderá desfrutar de melhores condições”, ressaltou o prefeito Bongiorno

Além de reformado, Posto de Saúde de Vidigal será ampliado
No distrito de Vidigal, o Posto de Saúde Atacilia Silva Martins terá seus 102,03 m² totalmente reformados e, além disso, a unidade receberá novos consultórios, salas e banheiros, uma ampliação de 134, 62 m² que duplicará seu tamanho, aumentando também a capacidade e a qualidade de atendimento. As obras, iniciadas há uma semana, possuem cinco meses como prazo de término e representam um investimento na ordem de R$ 234.108,64, sendo os recursos oriundos do Ministério da Saúde com contrapartida do município. “Quando a reforma avançar e o local não oferecer mais condições de atender a população, os serviços serão prestados, provavelmente, no Centro de Múltiplo Uso, no entanto, a comunidade pode ficar tranquila, pois será informada com antecedência”, contou a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Ribeiro.