Cianorte recebe três kits do Telessaúde Paraná Redes

 

Publicado em: 28/01/2014 00:00

Whatsapp

 

Para fortalecer a rede de atenção básica à saúde, apoiar os profissionais, melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, evitar encaminhamentos desnecessários, bem como qualificar os necessários, o Ministério da Saúde, em parceria com os estados, municípios e universidades, presta suporte técnico e consultoria médica às equipes de Saúde da Família por meio do Telessaúde Brasil Redes, um programa de teleconsultoria que funciona nas modalidades off-line e tempo real, pela internet ou telefone.

No Paraná, o programa foi lançado pelo governador, Beto Richa, no dia 16 de dezembro de 2013 e, nesta primeira fase, serão instalados 482 pontos em 269 municípios. A implantação é destinada, prioritariamente, aos municípios com menos de dez mil habitantes ou que possuam profissionais atuantes pelo PROVAB (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica). Por estes critérios, Cianorte e outros nove municípios da região foram contemplados e receberam do Governo do Estado, por meio da 13ª Regional de Saúde, 12 kits com equipamentos necessários para o funcionamento do Telessaúde, como computadores, impressoras, webcams, câmeras digitais e outros aparelhos de imagem e som.

A entrega dos kits às Secretarias Municipais de Saúde teve início na última sexta-feira (24), quando uma solenidade reuniu autoridades e servidores na sede da 13ª RS, em Cianorte. A Capital do Vestuário recebeu três conjuntos, que serão instalados na UAPSF Padre Nelson Prendin (Santa Mônica), na UBS Alfredo Dalla Costa (Conjunto Marselha) e na UBS Dr. Afonso Celso Abrão (Seis Conjuntos). Já os municípios de Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé e Tuneiras do Oeste receberam um kit cada.

“A participação de Cianorte neste programa é um fato a ser celebrado, pois o Telessaúde incentiva a modernização das unidades básicas de saúde, rompendo distâncias e aproximando os profissionais dos municípios do interior aos dos grandes centros, o que resulta em um atendimento mais qualificado à população”, disse o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“O Governo do Estado vem realizando, ao longo dos últimos três anos, diversos investimentos na melhoria da qualidade da saúde pública do Paraná. A adesão ao programa Telessaúde é uma prova disso. Por meio de modernos equipamentos de conexão e imagem, equipes compostas por diversos especialistas ficam à disposição dos profissionais da atenção básica, esclarecendo dúvidas, auxiliando diagnósticos e evitando que o paciente seja encaminhado para serviços fora do seu município de origem”, contou o deputado estadual, Jonas Guimarães.

Para a diretora da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves, o diálogo com especialistas da Universidade Estadual de Maringá, órgão responsável pelo núcleo noroeste do Telessaúde Paraná Redes, irá permitir que os profissionais dos municípios aprimorem seus conhecimentos e conheçam novas alternativas de diagnóstico e tratamento. “Médicos e enfermeiros terão acesso a um serviço de consultoria técnica ou segunda opinião para tirar dúvidas sobre casos clínicos atendidos nas unidades, o que melhora a qualidade do atendimento”, destacou.

Além de Maringá, o Telessaúde Paraná Redes possui núcleos de telemedicina em Cascavel (Unioeste), Curitiba (UFPR) e Londrina (UEL). O localizado na Cidade Canção, implantado no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), atende a 115 municípios agrupados em cinco regionais de saúde (11º, 12º, 13º, 14º e 15º) e que representam uma população estimada em 1.722.682 habitantes.