Órgãos municipais unem-se no combate à dengue

Publicado em: 30/01/2014 00:00

Com os resultados do primeiro Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (LIRAa) de 2014 realizado em Cianorte entre os dias 20 e 24 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu, na manhã desta quarta-feira (29), nas dependências da Prefeitura, os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, bem como de diversos órgãos para o planejamento de ações de erradicação do mosquito transmissor da doença.

“Os dados do LIRAa estão baseados na visita de 1.517 imóveis, escolhidos por sorteio aleatório, nos quais foram encontrados 36 focos do mosquito, o que resulta em um índice de infestação predial de 2,1%, ou seja, a cada 100 imóveis, aproximadamente dois focos foram encontrados, um número maior do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, que orienta que não ultrapasse 1%”, contou a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa.

“Além disso, apesar de nosso município ainda não ter registrado nenhum caso da doença, algumas cidades da região já apresentam dados alarmantes e até caso de óbito. O que torna a questão ainda mais preocupante, uma vez que o mosquito é circulante e a Capital do Vestuário recebe visitas constantes. Por isso, esta reunião é imprescindível, no sentido de discutir e traçar metas e metodologias de ações conjuntas para mobilização da população e combate aos possíveis criadouros do mosquito transmissor”, explicou a chefe da Divisão de Prevenção a Saúde, Heloisa Dantas.

Assim, foram debatidas e estabelecidas questões referentes à contratação de agentes epidemiológicos, aplicação de veneno UBV Costal, realização de arrastões de limpeza, bem como de projetos de reconhecimento e incentivo às boas práticas nos bairros, fiscalização de terrenos, plantação de orquídeas nos ocos das árvores, armazenamento e destinação correta do lixo, entre outros.

“Destacamos a criação de equipes de trabalho para o desenvolvimento de ações de combate ao mosquito, como a fiscalização de imóveis e mobilização da comunidade, durante os finais de semana, nos bairros que apresentam os índices de infestação predial elevados, pois é fato que 80% dos criadouros encontram-se nas residências e são encontrados, principalmente, nos quintais, locais onde as pessoas costumam armazenar erroneamente diversos tipos de materiais”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“O plano de ação será colocado em prática imediatamente. O Governo Municipal empenhará todos os seus recursos, humanos e de infraestrutura, no combate à dengue, no entanto, lembramos que a colaboração da população é determinante para que isso aconteça. Por isso, pedimos que cada um cuide de seu lar, eliminando os locais propícios para o desenvolvimento dos mosquitos transmissores e permitindo o acesso dos agentes às residências e estabelecimentos”, solicitou o prefeito em exercício, Serginho.

Também participaram da reunião: o presidente da Câmara Legislativa, Dadá, e os vereadores Sérgio Mendes e Paulo Renato; os secretários municipais Sérgio Pereira (Serviços), Clóvis Bongiorno (Integração Governamental) e Cristiane Marchini Roco (Meio Ambiente – em exercício); o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Guilherme Cômar; e a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Ribeiro.