Autoridades e lideranças comunitárias tratam sobre casas populares

Publicado em: 30/01/2014 00:00

Representantes da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), da Federação de Associações de Moradores do Paraná (FAMOPAR), da Federação Comunitária das Associações de Moradores (FEMOCLAM) e da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) reuniram-se na tarde desta quarta-feira (29), no auditório do Centro Social Urbano, com autoridades e presidentes das associações de bairro de Cianorte e região.

O objetivo foi a apresentação e discussão do Minha Casa Minha Vida – Entidades, um desdobramento do programa do Governo Federal com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias com renda mensal de até R$ 1.600 organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos. A explanação do programa foi realizada pela Assessora Estratégica da COHAPAR, Ariane Ferraz, que é a responsável em auxiliar as lideranças comunitárias com a documentação necessária para projetos de assuntos habitacionais para pessoas de baixa renda.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Dadá, sinalizou apoio à iniciativa. “A Câmara Municipal está à disposição da população. Nosso papel é viabilizar e prestar suporte aos projetos de interesse e benefício dos cianortenses”, afirmou.

O deputado estadual, Jonas Guimarães, realizou algumas considerações sobre as exigências do programa. “Cianorte é um município que apresenta uma renda per capta alta e, também, com os empregos gerados pela indústria e grandes empresas, muitas famílias que precisam ser beneficiadas acabam ficando de fora. Por isso, sugiro que o valor da renda máxima seja reavaliada, aumentando o teto para R$ 2.500”, ponderou.

“Em Cianorte, vivemos um ótimo momento com relação à questão habitacional. O Governo Municipal já viabilizou, em parceria com a Caixa Econômica Federal e por meio do Minha Casa Minha Vida, a construção de 1.008 casas populares, sendo 484 no município, 142 em São Lourenço, 354 em Vidigal e 28 na zona rural. Além disso, o projeto Teto Solidário presta auxílio em materiais para a edificação de casas próprias em terrenos de famílias de baixa renda”, destacou a representante do prefeito em exercício, Serginho, a vereadora Marcia Pereira.

Também participaram da reunião: o chefe da Divisão de Assuntos Comunitários, Antônio Lino da Silva e representantes das prefeituras de Tuneiras do Oeste e São Tomé.