Solenidade oficializa o início do ano letivo de 2014

Publicado em: 03/02/2014 00:00

Após o período de férias, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) promoveram na manhã desta segunda-feira (03), nas dependências do Cianorte Clube, uma cerimônia de boas vindas aos 750 profissionais das redes municipal e estadual de ensino e, também, realizaram a primeira etapa de capacitação da semana pedagógica.

O evento, que teve como objetivos a interação social e o aprimoramento de conhecimentos, contou com dois momentos. O primeiro, com a presença de autoridades, consistiu na abertura da semana pedagógica. “É uma grande honra e responsabilidade reunir todos os professores da rede pública de Cianorte. Destaco a importância da parceria entre o Estado e o município, uma vez que a educação não deve ser desvinculada, e agradeço a presença de cada um que se dispôs a vir aqui, presenciar e ouvir. Os preparativos para este ano letivo começam hoje, terão continuidade durante a semana nas escolas e no dia 10 receberemos nossos alunos com organização, carinho e compromisso”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa.

“Aqui estão reunidos os profissionais que, por meio da educação, podem construir um futuro promissor para nossa cidade e, por isso é muito gratificante sentir o fôlego de vocês para o trabalho em 2014. O entrosamento das esferas municipal e estadual contribui para a formação completa do cidadão, desde o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ao ensino médio, entregando ao nível universitário alunos dedicados e conscientes de seus papéis na sociedade. Portanto, convido a todos para fazermos o nosso melhor, com excelência”, enfatizou a chefe do NRE, Yolanda Cristina de Godoy.

“É com grande satisfação que participamos deste dia tão importante, que marca o início dos trabalhos da educação em nosso município. A Câmara Municipal está sempre à disposição para atendê-los, analisando e aprovando projetos em benefício da classe e da população cianortense. Nesse sentido, destaco nossa colaboração na instituição do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal, uma conquista merecida, que entrou em vigor no primeiro dia deste mês e que será sentida não só no salário, mas no dia a dia”, afirmou o presidente do Poder Legislativo, vereador Dadá.

Já o deputado estadual, Jonas Guimarães, parabenizou os professores, ressaltando o valor da busca pelo aprimoramento da sabedoria. “Há um episódio bíblico em que Deus faz de Salomão rei do povo do Israel e lhe pergunta o que precisa para liderá-lo. Entre tantas opções, como riquezas, vida longa, morte aos inimigos e honra, Salomão pede que lhe seja concedido conhecimento e Deus, satisfeito com seu pedido, lhe atribuiu bênçãos como ¬ne¬nhum rei antes dele teve. Assim, convictos da importância do conhecimento e do papel da educação, desejo um ótimo ano de trabalho à vocês, que tanto contribuem para o desenvolvimento de nossa sociedade”, disse.

“Sabemos que ser professor é enfrentar diariamente o desafio de transmitir conhecimentos e lidar com inúmeras vidas, cada qual com sua história. Por isso, agradecemos a vocês, que se dedicam à arte do ensino, preparando nossos filhos para a vida. A educação é uma das prioridades de nossa administração, que tem empenhado esforços para a construção de uma rede de ensino de qualidade. Em 2013, 19 veículos, entre ônibus, kombis e carros, foram destinados à área e comemoramos a aprovação do Plano de Cargos. Além disso, recursos estão sendo investidos na reforma e ampliação de diversas escolas”, ressaltou o prefeito em exercício, Serginho.

Após a solenidade, os docentes assistiram a palestra “Aquisição da língua escrita – alfabetização e letramento”, ministrada pela professora de Língua Portuguesa, linguista e cientista social, Sandra Bozza que, com mais de 37 anos de dedicação ao magistério, estuda com afinco a Psicologia do Desenvolvimento Humano com o objetivo de criar uma metodologia de ensino apropriada para alfabetizar com mais sucesso as crianças cujas origens determinam seus distanciamentos da cultura letrada. “Um planejamento pedagógico bem elaborado faz toda a diferença. Se o professor possui uma carga horária de 200 horas, são 200 horas de possibilidades de transformação humana que devem ser aproveitadas ao máximo”, enfatizou.

Além disso, a reunião também foi abrilhantada por uma apresentação de piadas, um show que divulgou as anedotas como gênero textual e contou com o apoio das Livrarias Tinelli. Também prestigiaram o evento: os vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio, Márcia Pereira e Paulo Renato; a chefe de gabinete, Glauci Águila Porcel; chefes de divisões municipais; diretores das escolas; e o diretor da Unipar, José Aparecido.