Catadores de recicláveis recebem vacinação e instruções sobre higienização

Publicado em: 05/02/2014 00:00

Os integrantes da Associação Assistencial dos Agentes Ambientais de Reciclagem de Cianorte tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (04). Isto porque, uma parceria entre as secretarias municipais de Bem Estar Social, Saúde e Meio Ambiente promoveu, nas dependências da SEMMA, uma sessão de instruções sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), orientações sobre a higienização das mãos, bem como realizou a imunização dos trabalhadores contra Tétano e Hepatite B.

“O manejo de resíduos sólidos pode expor o trabalhador da coleta de materiais recicláveis a riscos de diversas ordens, como química, física, biológica, social e ergonômica. Nesse sentido, esta ação conjunta funciona como uma medida preventiva, capacitando os catadores para evitarem as morbidades mais frequentes, como as doenças diarreicas, diretamente relacionadas à lavagem das mãos, e aquelas transmitidas por vetores biológicos e mecânicos”, explicou a representante da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Carmem Lúcia.

“Temos orgulho de trabalhar com este grupo. A coleta seletiva gera renda e trabalho para homens e mulheres que, por meio desta atividade, encontram uma possibilidade de inserção no mundo social, bem como garantem a subsistência de suas famílias. Um trabalho que possui incontestáveis papéis social e ambiental, mas que também apresenta sérios riscos ocupacionais. Por isso, nosso objetivo é instruir e incentivar o autocuidado, de modo que eles possam realizar suas tarefas, tão importantes para a sociedade, com segurança”, afirmou a Secretária de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.

“Os catadores de recicláveis são verdadeiros prestadores de serviço ambiental à população, pois diminuem consideravelmente a quantidade de resíduos sólidos que vão para o aterro sanitário, reaproveitando materiais e reduzindo seus impactos na cidade. Cianorte tem orgulho de contar com pessoas que realizam este trabalho”, disse o secretário de Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão.

“O Governo Municipal apoia o trabalho da Associação Assistencial dos Agentes Ambientais de Reciclagem e acredita que possibilitar o acesso de seus integrantes à saúde é um dever. Parabenizamos os participantes desta capacitação, pois a busca por informação é a base para todas as ações. Que os conhecimentos transmitidos, bem como as vacinas ministradas, cumpram a função de proteger suas integridades físicas”, destacou o prefeito em exercício, Serginho, que ressaltou, ainda, que a empilhadeira solicitada pela Associação está em processo licitatório e que será entregue assim que possível. Também participaram da sessão de instruções, representando a Câmara Legislativa, os vereadores Márcia Pereira e Paulo Renato.