Cozinha Brasil do SESI capacita merendeiras e comunidade

Publicado em: 07/02/2014 00:00

Com a unidade móvel de ensino estacionada nas dependências da Escola Municipal Jardim Aeroporto, o Programa Cozinha Brasil foi realizado em Cianorte, entre os dias 04 e 07 de fevereiro, com a participação de 120 pessoas, entre elas 70 merendeiras da rede municipal de ensino, dividas em turmas de acordo com os turnos matutino, vespertino e noturno. Promovida pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI, a iniciativa promove a educação alimentar por meio do ensino gratuito de receitas de baixo custo com aproveitamento máximo dos ingredientes.

“Já ministramos o curso em Cianorte, no ano passado, e é com satisfação que retornamos a esta cidade, local onde fizemos muitos amigos. Agradecemos a valorização de nosso programa, criado em São Paulo, no ano de 1999, a partir do ‘Alimente-se bem com 1 real’. Nosso objetivo é lançar a semente de mudança dos hábitos alimentares inadequados, os tornando saudáveis pelo consumo de refeições nutritivas preparadas com o máximo aproveitamento dos alimentos. Ao final do curso, além do certificado, os participantes recebem um livro de receitas com as refeições ensinadas aqui e muitas outras para o preparo em seus lares”, contou a nutricionista do Cozinha Brasil, Cleusa Carneiro.

“Este é um programa de excelente qualidade que vem para a região apenas uma vez ao ano e, por isso, é tão gratificante recebê-lo novamente. Toda pessoa que cozinha, principalmente as donas de casa que são responsáveis pelas refeições da família, deveriam participar, pois no dia a dia desperdiçamos muitas partes nutritivas dos alimentos que podem ser utilizadas. Destaco que um dos requisitos para a realização do Cozinha Brasil é a parceria com a indústria e, assim, cito o importante papel da empresa Virtual Age na vinda do curso para a cidade”, afirmou a gerente do SESI de Cianorte, Sueli Coelho.

“Tive a oportunidade de fazer o curso no ano passado e aprendi muito, por isso, achei interessante viabilizá-lo às nossas merendeiras. Agradeço as parcerias, que tornaram esta realização possível, especialmente à secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, pelo apoio; ao Sesi, por disponibilizar esta data em que todas pudessem participar sem prejudicar a rotina de trabalho e de atendimento aos alunos; e à diretora da Escola Jardim Aeroporto, Rosália Almeida, por ceder o espaço. Desejo à todas as participantes que os conhecimentos adquiridos aqui sejam empregados não só no preparo das refeições de nossas crianças, mas também na melhoria da qualidade de vida de vocês e de suas famílias”, destacou a nutricionista do município, Fabiana Garcia.

“Confesso que fiquei com vontade de realizar este curso”, disse o líder da Câmara Legislativa, Dadá, após a apresentação sobre o Cozinha Brasil. O vereador, ainda, elogiou a iniciativa e a todos que se inscreveram. “Uma boa alimentação é a base para a qualidade de vida, pois nos oferece os nutrientes necessários para o corpo e previne o desenvolvimento de diversas doenças, por isso, parabenizamos a todos pelo interesse em divulgar e aprender hábitos saudáveis”, disse o presidente, acompanhado pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Silvio do Pátio, Márcia Pereira e Paulo Renato.

“O Governo Municipal promove, anualmente, duas capacitações às profissionais responsáveis pela merenda das escolas e centros de educação infantil, pois é imprescindível garantir a qualidade dos alimentos ofertados às nossas crianças. Nesse sentido, o Cozinha Brasil vem somar forças e, por isso, agradecemos ao programa e também a presença e dedicação das participantes. As refeições servidas nas instituições de ensino contribuem para o desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos alunos”, ressaltou o prefeito em exercício, Serginho.