Unidade Básica de Saúde do Setor 03 passa por reforma e ampliação

Publicado em: 10/02/2014 00:00

Em breve, a comunidade da Vila Operária poderá contar com um melhor atendimento à saúde. Isto porque, os 163,10 m² que compõem a Unidade de Saúde do Setor 03 serão totalmente reformados e, além disso, outros 137, 70 m² estão sendo construídos, uma ampliação que agregará à UBS uma farmácia, salas específicas para, inalação, esterilização e expurgo, entre outras estruturas para administração do local, como um escritório, copa, lavanderia, almoxarifado e vestiário para os funcionários.

“Já a reforma inclui, entre outros, a revitalização do piso, pintura, sistemas hidráulico, elétrico e de comunicação, bem como a substituição de portas e janelas, e a adequação, principalmente dos banheiros, para o acesso de cadeirantes. Os consultórios médico, odontológico e ginecológico, bem como as salas de vacina e curativo, são as principais estruturas a serem aperfeiçoadas”, contou o secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Júnior.

“As obras foram iniciadas pela ampliação, portanto, por enquanto, o atendimento no local continua sendo realizado normalmente. No entanto, quando a reforma começar, pelo fato do conforto e a salubridade ficarem comprometidos, os serviços serão transferidos temporariamente. Por isso, pedimos a compreensão da comunidade, que pode ficar tranquila, pois será informada com antecedência e, em hipótese alguma, ficará sem atendimento”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“Nosso objetivo é prover uma infraestrutura condizente com o trabalho desempenhado pelas equipes de atenção básica e que garanta qualidade à população usuária dos serviços. No total, serão investidos R$ 268.033,33, com recursos adquiridos junto ao Ministério da Saúde e com contrapartida do Governo Municipal. A previsão é que a partir de maio a população conte com uma Unidade Básica de Saúde moderna e completa”, destacou o prefeito em exercício, Serginho, ao acompanhar o andamento das obras na última sexta-feira (07).

Serginho também visita a reforma da UBS dos Seis Conjuntos
As instalações da Unidade Básica de Saúde Dr. Afonso Celso Abrão, localizada nos Seis Conjuntos, também estão passando por reformas. Aproximadamente R$ 55 mil estão sendo empregados na revitalização da pintura e do sistema elétrico, na substituição de azulejos, peças dos banheiros, torneiras, entre outros.

O prefeito em exercício, Serginho, visitou as obras na última sexta-feira (07) e ficou satisfeito com o andamento dos trabalhos. “Revitalizar nossas unidades de saúde é essencial para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde no município. A reforma da UBS dos Seis Conjuntos está em reta final e a certeza de que, em breve, a população poderá contar com melhores condições de atendimento é muito satisfatória”, destacou.

Para que os serviços de reforma pudessem ser realizados, os atendimentos da UBS foram transferidos para o Salão Comunitário da Associação de Moradores do bairro, localizado na Rua Beija-Flor esquina com a Pelicano.