Voluntária leva aulas de balé à Escola Castro Alves

 

Publicado em: 11/02/2014 00:00

Whatsapp

 

Participação é facultativa e lições gratuitas serão ministradas aos alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental

Mãe, professora e voluntária. Estas três características uniram a bailarina Aline Lima à Escola Municipal Castro Alves. Mãe de três alunos matriculados na instituição de ensino e praticante da dança há mais de vinte anos, a professora de balé aceitou o pedido da diretora Margareth Vieira Moreno para ministrar aulas gratuitas aos alunos das três turmas de 5ª ano do Ensino Fundamental.

“Quando soube que a Aline era professora de balé e já havia trabalhado como voluntária, logo pensei nos benefícios que sua atuação poderia trazer aos nossos alunos que, em sua maioria, residem na zona rural e possuem oportunidades reduzidas de contado com as manifestações artísticas e culturais. Conversamos e ela prontamente topou ministrar aulas, gratuitamente, uma vez por semana em nossa escola. Juntas, estamos montando um planejamento pedagógico e, em breve, as lições terão início”, contou Margareth.

“É muito gratificante servir como uma promotora de cultura a estas crianças. Minha remuneração é presenciar o brilho nos olhos e a dedicação dispensada à dança, uma ferramenta de comunicação criativa. Nosso objetivo não é precisamente formar bailarinos, mas sim favorecer a socialização, libertar os movimentos e trabalhar as expressões. A participação será facultativa e a prática poderá ser realizada com o uniforme escolar e requer apenas a aquisição das sapatilhas, que corresponde a um valor aproximado de R$ 18”, explicou a voluntária.

Para fazer uma demonstração da dança e despertar o interesse por sua prática, a bailarina realizou uma pequena apresentação aos alunos na manhã desta terça-feira (11), nas dependências da instituição de ensino. O solo “A morte do cisne” encantou a comunidade escolar. “Agradeço a oportunidade e os elogios. Peço para que vocês tenham sonhos e acreditem que eles possam se concretizar, pois ter me tornado bailarina é a prova de que a dedicação aos nossos objetivos faz com que eles se realizem”, disse Aline ao encerrar a apresentação.