Comitê analisa e debate questões sobre a dengue

Publicado em: 12/02/2014 00:00

Município possui oito casos confirmados da doença, sendo seis autóctones e dois importados

Com a aproximação do período epidemiológico, ou seja, os meses de março e abril, os membros do Comitê Municipal de Combate à Dengue reuniram-se na manhã desta quarta-feira (12), no auditório do Paço Municipal, para a análise e discussão de questões referentes à doença. Até a ocasião, a Capital do Vestuário contabilizava oito casos confirmados, sendo seis autóctones e dois importados, e aguardava o resultado de aproximadamente 50 exames.

Cinco dos casos, três autóctones e os dois importados, são de residentes na Zona 04; dois de moradores do Conjunto Ovídio Luiz Franzoni e um foi constatado no Jardim Cassidori. “Com o objetivo de inibir a proliferação do mosquito transmissor, nestes e outros locais com índice de infestação predial elevado, iniciamos a aplicação do veneno UBV Costal nas residências, principalmente nos quintais, e nos terrenos. No entanto, a ajuda da população é imprescindível. Se cada um cuidar corretamente de sua casa e estabelecimento comercial, 80% dos focos são eliminados”, contou a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa.

A presidente do Comitê, Dra. Laura Neme, afirmou que ações de mobilização estão sendo aplicadas e devem ser ampliadas, como a por meio dos agrupamentos sociais. “Ofícios e materiais de divulgação estão sendo enviados às igrejas, escolas, associações de moradores, conselhos, clubes de serviços e entidades, que são importantes formadores de opinião e multiplicadores de informações”, disse, lembrando, ainda, que o município necessita do aumento do número de agentes epidemiológicos.

Nesse sentido, o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Dadá, informou avanços. “Na última sessão da Câmara Municipal foi aprovada uma legislação específica para os concursos, na qual consta a contratação de 13 agentes de combate à dengue. Portanto, em breve, novos profissionais somarão forças ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirmou.