Solenidade celebra o lançamento do PROERD em Cianorte

Publicado em: 13/02/2014 00:00

Sete anos após sua última realização no município, o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência, PROERD, está retomando suas atividades na Capital do Vestuário. Viabilizado pela parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e o Batalhão da Patrulha Escolar, a iniciativa tem como lema o resgate de valores e atua de forma preventiva, ministrando aos alunos da educação infantil e ensino fundamental aulas semanais sobre os malefícios e consequências da violência e do uso de entorpecentes.

Para celebrar o lançamento do programa para 2014, uma solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, onde se reuniram autoridades, militares, diretores e professores. “O PROERD foi criado em 1983, nos Estados Unidos, com o objetivo de promover a valorização da vida e uma sociedade mais saudável. Foi implantado no Brasil em 1992 e desde então tem se multiplicado pelo país, alcançando resultados extraordinários. Nossa missão é a de desenvolver a autoestima, a capacidade de identificação de riscos e a tomada de decisões em grupo”, contou a policial responsável pelas lições, soldado Ana Paula Mitz.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, agradeceu o engajamento de todos os presentes e explicou como o programa será realizado em Cianorte. “Os 850 alunos de todas as turmas de 5º ano das 13 escolas municipais, sendo 11 na sede, uma em São Lourenço e outra em Vidigal, participarão do programa, que será desenvolvido em duas etapas, uma no primeiro semestre e outra no segundo. O ensino conta com o recurso lúdico e ocorre por meio de cartilhas específicas. Ao final do programa, provavelmente em outubro, os alunos receberão certificados em uma cerimônia de formatura”, disse.

“Hoje, lançamos a semente de um fruto que será colhido no futuro. Como afirma Provérbios 22:6, educa a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele”, afirmou o comandante da Polícia Militar de Cianorte, Capitão Cleverson. “Estamos muito felizes com a oportunidade de plantar o bem no coração das crianças cianortenses. Agradecemos por abraçarem esta iniciativa conosco”, disse o comandante da 3ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Escolar e PROERD, Capitão Martins. “Aproveitamos a oportunidade para enaltecer o papel do professor e enfatizamos os bons resultados da união entre polícia e sociedade”, completou o comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar, Major Castro.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira, elogiou a iniciativa. “O uso de entorpecentes é uma preocupação de toda a sociedade, por isso, parabenizo o programa, que livra nossas crianças e jovens das mazelas causadas pelas drogas. O Poder Legislativo está à disposição para somar forças neste combate”, garantiu.

“O trabalho que surte o maior efeito é o preventivo. Nesse sentido, este programa nos dá a oportunidade de um futuro mais tranquilo, composto por pessoas conscientes e livres de vícios. Empenharemos esforços para que a iniciativa seja um sucesso em Cianorte e que nossas crianças, em fase de formação, encontrem na união da polícia com a escola, os ensinamentos necessários para enfrentarem a violência e as drogas. Se conseguirmos salvar uma vida, todo esforço já valerá a pena”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

O vice-prefeito, Serginho, bem como os vereadores Silvio do Pátio, Márcia Pereira e Sergio Mendes, também prestigiaram a solenidade de lançamento. A aula inaugural do programa será realizada no dia 17 de fevereiro, na Escola Municipal Castro Alves.