Prefeitura alerta sobre descarte irregular de resíduos sólidos

Publicado em: 17/02/2014 00:00

Móveis, galhadas, eletroeletrônicos e sobras da construção civil. Estes são os principais resíduos sólidos descartados de maneira imprópria na zona urbana ou rural, que causam danos ao meio ambiente, transtornos à população e prejuízo financeiro a quem realiza a prática. Em Cianorte, mesmo com locais específicos para a destinação correta do lixo e uma legislação municipal que pune com multa aqueles que o depositam em locais indevidos, uma parcela da população ainda comete a infração.

Somente este ano, aproximadamente 50 notificações já foram realizadas, pelas quais os proprietários de residências e terrenos, dependendo do tipo e quantidade dos resíduos sólidos acondicionados inapropriadamente, têm até cinco dias para retirá-los e providenciar a destinação correta. O não atendimento à solicitação resulta em multa de R$ 215,17 e em caso de reincidência a penalidade tem o valor dobrado.

Para o chefe da Divisão de Fiscalização, Marcos José da Silva, o problema é uma questão de consciência social e ambiental. “O infrator falta com respeito ao próximo e ao meio ambiente, pois o lixo depositado nas vias públicas, como calçadas e áreas verdes, causa transtornos aos moradores e transeuntes, prejudicando a mobilidade, entupindo bueiros, poluindo rios, contaminando o solo e servindo de abrigo a insetos e animais peçonhentos”, destacou.

“É preciso ter o conhecimento de que cada um é responsável pela destinação correta do lixo que produz. Não se pode, por exemplo, depositar em frente às residências folhas e galhos retirados dos quintais, nem móveis e eletrodomésticos. Nosso município conta com locais específicos para a recepção, armazenamento e destinação final de cada tipo de resíduo sólido e, ainda, a Secretaria de Meio Ambiente oferece o serviço de coleta de madeira e móveis que pode ser solicitado pelo telefone 3631-6463”, contou o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Guilherme Cômar.

Confira os locais para destinação correta do lixo doméstico:

Entulho, madeira e móveis: depósito localizado no cruzamento das avenidas Allan Kardec e Maranhão, na Vila Sete (Mãe Biela);

Galhada: Irmãos Volpato na Avenida Ceará, após o córrego Guassupé;

Eletroeletrônico: Viveiro Municipal Benedito Zanzarine, ao lado do campus da UEM. Recebimento às quintas-feiras, das 14h às 16h.