Solenidade celebra instalação da Defensoria Pública em Cianorte

Publicado em: 17/02/2014 00:00

Autoridades municipais e estaduais, militares, chefes de núcleos e secretarias, representantes de entidades e clubes de serviço, diretoras e coordenadoras da rede ensino, bem como lideranças comunitárias e servidores públicos, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (14), no auditório do Paço Municipal, para prestigiarem a solenidade de lançamento oficial da Defensoria Pública do Paraná (DPPR) em Cianorte.

“O município está de parabéns, pois provou sua relevância e tem a honra de ser um dos primeiros do interior a contar com os serviços prestados pela Defensoria Pública do Paraná. Esta é uma conquista política e social”, afirmou o procurador jurídico da Capital do Vestuário, Dr. Agnaldo Damasceno.

Para o representante da Câmara Municipal, vereador Valdomiro Gonçalves Pereira, a instalação da DPPR em Cianorte é fruto de um trabalho conjunto. “Destaco a sintonia em que atuam os poderes Executivo e Legislativo municipais, juntamente com o deputado estadual Jonas Guimarães, um fato que tem sido decisivo na aquisição de diversos recursos e benfeitorias para o nosso município”, disse.

“Em nome do Poder Judiciário, afirmo que é com grande satisfação que recebemos este órgão, que vem somar forças ao trabalho realizado no município, promovendo melhorias na vida e no dia a dia da população. Desejo boas vindas aos nossos defensores e sucesso nesta jornada”, enfatizou a Juíza de Direito da Vara Criminal, Dra. Flávia Braga de Castro Alves.

“É muito gratificante ter uma solicitação em prol da população atendida. O órgão é um promotor de cidadania e melhorará a vida de muitos cianortenses, prestando assistência jurídica gratuita àqueles que não podem pagar um advogado sem comprometer a sobrevivência da família. Agradeço ao governador Beto Richa que, independente de questões partidárias, tem atendido os municípios pelos quais trabalho a contento”, destacou o deputado estadual, Jonas Guimarães.

“Quando a Defensoria Pública começou a ser organizada no Estado, Cianorte já era uma das cidades a serem contempladas. No entanto, no espaço de tempo entre o resultado do concurso para defensor público e a nomeação, alguns desistiram, migrando para outros estados e, ao invés dos trabalhos serem iniciados com 97, começamos com 78 defensores e priorizamos as cidades com penitenciárias. Lembro-me que fui viajar e quando voltei as especulações de que Cianorte teria perdido a Defensoria para Cruzeiro do Oeste já estavam publicadas em jornal. E foi assim que conheci a força do povo cianortense, representado pelos vereadores, prefeito Bongiorno e deputado estadual Jonas Guimarães”, contou a Defensora Pública Geral do Paraná, Dra. Josiane Fruet Lupion.

“Por meio deles recebi inúmeras solicitações que foram fundamentais para enraizar nossa decisão, que sempre foi a de alocar defensores em Cianorte e que estes também efetuassem o atendimento à comunidade carcerária da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste. Sabemos que a população precisa de mais, por isso, lembramos que o processo de implantação da Defensoria Pública nos municípios é gradativo. Inicialmente estão sendo atendidos os casos das áreas de infância e juventude, criminal e execução penal, porém, com o concurso que está por vir, novos defensores serão contratados e dois ou três serão destinados à Comarca que passará, também, a prestar serviços à família”, concluiu a Dra. Josiane.

“Este é um dia muito especial, pois celebramos mais uma conquista que vem ao encontro do que esta administração mais preza: prestar atendimento e promover a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais necessitam. Por isso, agradeço a todos os que abraçaram conosco esta causa e contribuíram para que este anseio fosse atendido. Feliz o município que conta com um deputado atuante como o Jonas Guimarães”, destacou o prefeito Bongiorno.

Os trabalhos na DPPR em Cianorte foram iniciados no dia 22 de janeiro, com a atuação de dois defensores públicos contratados por concurso, os advogados Francine Amorese e Gilson Rogério Duarte de Oliveira, em uma sede instalada em imóvel cedido pela Prefeitura, localizado na Avenida Brasil, nº 213 (ao lado do Procon).