Programa Água Solidária beneficia quase mil famílias

Publicado em: 19/02/2014 00:00

Mais um compromisso com a população carente do município foi cumprido. A partir deste mês, o Governo Municipal, com recursos da Secretaria de Bem Estar Social, passa a custear os serviços de água tratada aos beneficiários da Tarifa Social e pessoas de baixa renda, moradores em imóveis exclusivamente residenciais e que consumam até 10 m³ por mês, o que corresponde a 10 mil litros.

Para o prefeito Bongiorno, este subsídio representa um impacto positivo no orçamento das famílias de menor poder aquisitivo. “A quantia que estas pessoas deixarão de aplicar no pagamento da conta de água poderá ser utilizada, por exemplo, para incrementar a compra do supermercado ou na aquisição de roupas, calçados e outros produtos essenciais. Este programa é mais uma ação do Governo Municipal em prol da qualidade de vida daqueles que mais precisam”, destacou.

A análise dos critérios para o enquadramento no programa é de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que segue as normas estabelecidas pelo Governo do Estado. O município efetuará o pagamento dos serviços diretamente à concessionária e os usuários receberão em casa a fatura já quitada, com a informação “CONTA INFORMATIVA – NÃO VALE COMO RECIBO”. Nesta primeira etapa, aproximadamente mil famílias serão beneficiadas.

“A criação deste auxílio é singular na história de nosso município e garante tranquilidade, saúde e segurança financeira às famílias, pois facilita o acesso à água tratada e gera uma economia de renda direta. Os beneficiários não se preocuparão mais com esta despesa, pois não pagarão nenhum centavo, o que representa, entre outros, mais alimentos na mesa”, enfatizou a secretária de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.