Módulo Mandhuí passa por manejo de árvores

Publicado em: 11/03/2014 00:00

Controle das espécies exóticas invasoras visa combater a degradação ambiental

Como medida de proteção da biodiversidade do Parque Cinturão Verde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) iniciou, nesta semana, os trabalhos de manejo das árvores que compõem o Módulo Mandhuí. O objetivo é eliminar as espécies exóticas invasoras, dos tipos Leucena e Santa Bárbara, que representam uma ameaça às nativas, protegidas por força de lei.

“O Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde, por meio do zoneamento ambiental, estabelece diretrizes de uso e ocupação do espaço, promovendo a manutenção dos recursos naturais, definindo prioridades na recuperação de áreas degradadas e indicando quais benfeitorias deverão ser feitas para garantir o máximo de proteção à flora e à fauna da reserva”, explicou o secretário de Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão.

“Assim, com base nas análises realizadas no local, iniciamos o controle das espécies exóticas invasoras, um dos principais agentes de degradação ambiental que, à medida que o processo de invasão avança, diminuem as possibilidades de limitar seu impacto sobre ecossistemas naturais. Para isso, contamos com o trabalho da equipe de poda da SEMMA, bem como com os serviços prestados por funcionários terceirizados”, contou o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Guilherme Cômar.

Além da retirada das espécies invasoras, também será realizada a revitalização do local. A previsão é de que os trabalhos prossigam por uma semana.