Bongiorno assina adesão ao Compra Direta

Publicado em: 12/03/2014 00:00

Acompanhado pelo deputado estadual Jonas Guimarães, o prefeito Bongiorno esteve em Curitiba, na última terça-feira (11), assinando adesão ao programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta. O termo de cooperação para o programa também foi assinado pelo governador Beto Richa, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o secretário estadual do Emprego e Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e prefeitos de 311 municípios paranaenses.

O Paraná irá investir só no primeiro semestre deste ano R$ 17 milhões na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que serão repassados a entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

“Com este programa garantimos condições de produção aos pequenos agricultores do Estado do Paraná, que dedicam a vida ao sustento de suas famílias, e também a sobrevivência de entidades sociais”, afirmou Beto Richa.

O programa é executado pela secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com os recursos repassados pelo MDS e a contrapartida do Tesouro estadual, o Estado compra alimentos produzidos pela agricultura familiar.

“O Paraná está perto de acabar com a fome, através de políticas públicas na área como este programa de aquisição de alimentos, enfrentando o problema e gerando oportunidades”, afirmou o representante do MDS, Aroldo Campos.

Para o prefeito Bongiorno, “o Compra Direta fortalece os pequenos agricultores, promovendo o desenvolvimento econômico e social, e ainda oferece alimentos saudáveis na merenda escolar da rede municipal e estadual de ensino”.

Já o deputado Jonas comentou que “o Paraná está de parabéns pela adesão recorde dos municípios. O PAA representa mais qualidade de vida e saúde para aqueles que recebem os alimentos e mais renda para o homem do campo”.