Pequenos produtores de São Lourenço contam com novos serviços

Publicado em: 13/03/2014 00:00

Governo Municipal disponibilizou um médico veterinário e exames de Brucelose bovina para o distrito

A rotina de trabalho das quartas-feiras já não é a mesma para os pequenos produtores de São Lourenço. Isto porque, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, passou a disponibilizar, semanalmente, os serviços de um médico veterinário ao distrito. Por meio de agendamento prévio, o profissional visita as propriedades rurais e presta os trabalhos sem custos aos donos dos animais.

Além disso, o Programa de Erradicação da Brucelose Bovina, até então implantado apenas na sede, foi estendido ao distrito, oferecendo exames gratuitos de detecção da doença para o gado de pequenos produtores de leite e de proprietários de agroindústrias que utilizam o leite como matéria-prima. Para cada produtor, são disponibilizadas até 40 análises de gado que, além de garantir a sanidade do rebanho e a qualidade dos produtos, representa um significativo auxílio financeiro, uma vez que o exame custaria entre 12 e 16 reais por animal.

“Estes serviços vão ao encontro das reivindicações da comunidade distrital que, em reunião com o prefeito Bongiorno, expôs as demandas de São Lourenço. Assim, todas as quartas-feiras, o médico veterinário Rodrigo Panucci atenderá especificamente o distrito, por meio dos programas do Governo Municipal, bem como de acordo com a necessidade do produtor. Além disso, nosso objetivo é ampliar ainda mais o Programa de Erradicação da Brucelose Bovina, com a criação de um laboratório dentro da Secretaria de Agricultura” contou o responsável pela pasta, Waldiley Domingos.

“Para nós, os pequenos pecuaristas, este é um auxílio muito significativo. No meu caso, por exemplo, estou economizando o valor de 10 dias de produção de leite só com os exames gratuitos, sem contar os serviços do médico veterinário. Isso é muito bom”, afirmou Paulo Negre de Lima, produtor que teve seu rebanho examinado gratuitamente.
Já o prefeito Bongiorno, enfatizou a atenção da administração municipal para com os distritos. “Temos olhado com carinho para São Lourenço e Vidigal, procurando, ao máximo, atender aos anseios das comunidades e levar o desenvolvimento e o conforto. Ações como estas, de estender os serviços prestados na sede, são uma prova disso. Nosso objetivo é ampliar o acesso das populações distritais aos programas do Governo Municipal, facilitando o dia a dia e elevando a qualidade de vida”, garantiu.

Entenda a Brucelose bovina
Também conhecida como Febre de Malta, a Brucelose é uma doença crônica, causada por bactérias, que acomete e mata bovinos em todo o mundo. Porém, os humanos também podem ser infectados, ao entrar em contato com animais ou produtos de origem animal contaminados com essas bactérias, como por exemplo, laticínios não pasteurizados. Os sintomas, de progressão lenta, como a falta de apetite, dores musculares e de cabeça, podem acarretar o desenvolvimento de complicações como a anemia, artrite, leucopenia, endocardite, impotência sexual, entre outras.

“A brucella é uma bactéria altamente transmissível, que pode infectar o rebanho todo e, inclusive, o homem. Por isso, o monitoramento dos animais é de suma importância. As fêmeas entre três e oito meses de vida devem, obrigatoriamente, ser vacinadas e o ideal é realizar o exame a cada seis meses”, explicou o médico veterinário, Rodrigo Panucci.