Concurso Municipal de Poesias será lançado nesta sexta-feira

Publicado em: 13/03/2014 00:00

Com o intuito de estimular a produção escrita e divulgar o Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março, o Governo Municipal, por meio da Divisão de Cultura, promove a 3ª edição do Concurso de Poesias. Durante esta sexta-feira (13), todas as escolas municipais realização atividades diferenciadas que celebrarão a abertura oficial do período de inscrições, que segue até o dia 10 de abril.

“O tema é ‘Brasil – O mundo do futebol’ e podem participar do concurso os alunos matriculados nos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, bem como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada escola poderá inscrever duas poesias inéditas, ou seja, que ainda não tenham sido divulgadas em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet”, explica a Assessora da Ação Cultural, Silvana Camargo.

As produções serão classificadas por uma comissão especial nomeada pela Divisão de Cultura. O autor da considerada em primeiro lugar receberá um troféu, a publicação da poesia em meio oficial e um livro do escritor Ilan Brenman. Já os colocados em segundo e terceiros lugares levarão o troféu e um livro do mesmo autor. Para o vencedor da EJA, analisada separadamente em outra categoria, serão concedidos o troféu e um livro do escritor Lycio Vellozo Ribas.

“Este é um período destinado a que professores e alunos da rede municipal realizem estudos sobre poesia e, após conhecerem os diferentes gêneros e representantes da manifestação artística, produzam textos poéticos. Escolhemos para a premiação as obras de Ilan Brenman por ser considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos reconhecimentos e com produções traduzidas para vários países”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.