Presidente da Amenorte participa de evento da AMP

Publicado em: 14/03/2014 00:00

O prefeito Bongiorno, presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte), acompanhado da assessora de Planejamento, Anamaria Alves Roes, participou, na última quinta-feira (13), de um importante evento promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Representantes das 19 associações regionais de municípios e a diretoria da AMP estiveram no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, para debater temas como o SIM/AM, as Certidões Liberatórias e os problemas de transmissão das informações ao Tribunal de Contas do Paraná; o Portal da Transparência dos Municípios; o transporte escolar; as arrecadações compartilhadas (IPVA, ICMS, COPEL e outros); e a Lei Estadual sobre ICMS Ecológico.

E ainda: a obrigatoriedade da implantação de programas ambientais, lixões e aterros sanitários; a ação sobre desoneração das contas dos municípios – IPI e IR; a recuperação previdenciária dos municípios e encontro de contas entre municípios e a Previdência Social, a lei municipal sobre distribuições dos royalties do petróleo para educação e saúde; e a agenda municipalista da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).
“Este encontro foi muito enriquecedor. Pudemos conversar sobre temas pertinentes para todos os municípios, que agora repassarei aos demais membros da Amenorte”, comentou Bongiorno.

“Os assuntos tratados nesta reunião fazem parte de nosso dia a dia e muitos deles representam grandes dificuldades encontradas pelos servidores técnicos nas prestações de contas ao Tribunal”, completou Anamaria.