Conselho Rural define investimentos para 2014

Publicado em: 14/03/2014 00:00

Na ocasião, Secretaria Municipal de Agricultura prestou contas do Programa de Apoio às Pequenas Propriedades

Na tarde desta quinta-feira (13), os membros do Conselho de Desenvolvimento Rural de Cianorte reuniram-se nas dependências do Paço Municipal para avaliarem a prestação de contas do uso do Fundo de Desenvolvimento Rural em 2013, bem como para traçarem as diretrizes dos investimentos para 2014.

Na ocasião, os representantes da Secretaria de Agricultura apresentaram os resultados do Programa Municipal de Apoio às Pequenas Propriedades, pelo qual 112 agricultores familiares tiveram, até quatro módulos de terra cada, gratuitamente preparados para o plantio de mandioca.

“Todo o processo está devidamente documentado. No total, prestamos os serviços, por meio de máquinas e implementos agrícolas, em 400 hectares com custo zero aos produtores que, assim, obtiveram um lucro de praticamente 100% com a comercialização do plantio”, destacou o responsável pela pasta, Waldiley Domingos.

Representando a Câmara Legislativa, a vereadora Márcia Pereira, aprovou a prestação de contas e elogiou a iniciativa. “Este programa é um verdadeiro estímulo ao trabalho do homem do campo, funcionando como gerador de renda e promotor da qualidade de vida às suas famílias. O Poder Legislativo apoia a realização de projetos como estes, que beneficiam a população, e coloca-se a disposição para auxiliar iniciativas em prol de nossos munícipes”, afirmou.

Os conselheiros, ainda, deliberaram a respeito da destinação da dotação orçamentária do Fundo de Desenvolvimento Rural, que recebe 1% dos recursos repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios e, para 2014, possui a quantia de aproximadamente R$ 273 mil.

“O programa de incentivo ao plantio da mandioca foi excelente. Pudemos verificar um contentamento muito grande por parte dos produtores beneficiados, por isso, o Conselho agradece a iniciativa do prefeito Bongiorno e, para 2014, destinará R$ 200 mil para a continuidade e ampliação do programa, bem como para a reforma de pastos.
Além disso, R$ 70 mil serão destinados a compra de adubo para a produção de hortaliças, principalmente dos agricultores participantes das feiras”, contou o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Luiz Gavioli.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Patronal Rural, Domingos Vela; o chefe local da Emater, Edson Mikami; o chefe da Divisão Municipal de Assuntos Comunitários Rurais, Juliano José Berto; e os pequenos produtores José Catarino, Luiz Fernando e Silvio Haweroth;