Capela mortuária é entregue à comunidade de Vidigal

Publicado em: 17/03/2014 00:00

Uma solenidade realizada nesta sexta-feira (14) reuniu autoridades e munícipes para celebrar o término da construção dos 202,49 m² da capela mortuária do distrito de Vidigal, bem como para oficializar a entrega da obra à população. Localizado no cruzamento das ruas Kamenoske Otama e Dr. Alcides Vidigal, o prédio possui duas salas de velório, sendo cada uma composta por suíte, copa, banheiros para cadeirantes e varanda. Um investimento de R$ 230 mil com recursos próprios do município.

“Quando se perde um ente querido é de extrema importância contar com um local adequado para a realização do velório. Por isso, esta estrutura foi projetada para garantir mais conforto a comunidade local, sendo apropriada para que os familiares e amigos enfrentem os momentos difíceis e prestem suas homenagens póstumas”, contou o secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Junior.

O pioneiro, Jorge Caldeira de Moura (in memorian), prestou seu nome ao prédio e foi homenageado na presença de seus familiares. “Em nome de toda família, agradeço a sensibilidade das autoridades em homenagear meu pai, concedendo seu nome a esta estrutura e, assim, eternizando sua trajetória de vida na história do distrito. Estamos muito felizes”, afirmou Jorgino Caldeira de Moura.

Natural de São Sebastião do Paraíso (MG), Jorge nasceu no dia 27 de dezembro de 1919, filho de Antônio Caldeira de Moura e Germina da Conceição de Moura. Aos 18 anos, mudou-se para Mandaguaçu, no Paraná, juntamente com sua família, em busca de terras férteis para o cultivo do café. Em 1952, conheceu sua esposa Nair Malveira e, após o nascimento do primeiro filho, comprou terras próximas à Cianorte.

Assim, pelo desejo por melhores condições de vida, a família alugou um caminhão e carregou a mudança, levando na bagagem muita coragem e determinação. O casal desbravou o local e, mesmo enfrentando dificuldades, formou sua lavoura de café, efetuando a primeira colheita em 1959. A partir de então, as coisas foram melhorando. O casal teve onze filhos e permaneceu junto até o dia 25 de fevereiro de 1980, quando o pioneiro faleceu.

“Jorge Caldeira de Moura foi um homem muito trabalhador e que fez história no distrito de Vidigal. Feliz daqueles que puderam conviver com este exemplo de homem, que deixou como legado um exemplo de honestidade, determinação e força. Hoje, seu nome intitula esta importante obra, que garante amparo na difícil situação de velar um ente querido”, contou a autora do projeto de lei que nomeia o prédio, a vereadora Márcia Pereira.

“Este é mais um dever cumprido para com a comunidade de Vidigal, um distrito de gente trabalhadora, que está crescendo e merece ter suas demandas atendidas. Jorge Caldeira de Moura integra um grupo de pessoas que empenharam esforços, enfrentando as dificuldades do passado, para formar o presente de progresso que temos hoje. Por isso, esta é uma homenagem mais que justa”, garantiu o vereador Silvio do Pátio.

“Parabenizamos os responsáveis pela concretização desta obra, bem como os profissionais que projetaram esta capela, pois se trata de uma estrutura bela e funcional. Que a família de Jorge Caldeira de Moura, um grande desbravador, receba esta homenagem do município com carinho”, ressaltou o vice-presidente do Poder Legislativo, Valdomiro Gonçalves Pereira.

“A capela mortuária constitui um local de utilidade pública e contar com esta estrutura no distrito é essencial para que os moradores encontrem conforto no momento de despedida de seus entes queridos, não mais tendo que se deslocar até a sede. Este é mais um compromisso honrado para com a comunidade distrital, pela qual temos trabalhado com carinho e atenção”, destacou o vice-prefeito, Serginho.

“É uma honra estar prefeito e poder realizar a entrega esta obra. Sabemos que, apesar deste ser um lugar que compareceremos com pesar e tristeza, seus serviços são de suma importância e prestam suporte para enfrentar a perda da pessoa estimada. Uma capela como esta foi entregue nos Seis Conjuntos e outra, em breve, será entregue à comunidade de São Lourenço, firmando o compromisso desta administração que é o de facilitar a vida dos cianortenses”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Para encerrar a solenidade, o pároco da Paróquia São Vicente de Paula, Padre Edivaldo Gueleri, ministrou uma oração de bênção, seguida das palavras do Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Paulo Amarilis.

Também prestigiaram o evento: a chefe de gabinete, Glauci Águila Porcel; os secretários municipais Eliab Vieira Moreno (Administração), Sérgio Pereira (Serviços Municipais), Waldiley Domingos (Agricultura), Claudia Nunes Veloso Marchini (Bem Estar Social), Rogério Sossai (Saúde), Jandira Domingos (Especial do Gabinete); o administrador distrital, Vandeci Volpato Garcia; bem como militares; representantes de sindicatos, entidades e clubes de serviços; chefes de divisões municipais; os familiares do homenageado, membros da imprensa e a comunidade distrital.