Concurso incentiva a produção de poesias

Publicado em: 17/03/2014 00:00

Com o intuito de estimular a produção escrita e divulgar o Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março, o Governo Municipal, por meio da Divisão de Cultura, promove a 3ª edição do Concurso de Poesias. Para celebrar a data, bem como oficializar a abertura do período de inscrições, durante a última sexta-feira (14), todas as escolas municipais realizaram atividades diferenciadas.

Em visita aos eventos, a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, elogiou os trabalhos apresentados. “Todos estão de parabéns. As diretoras e professoras, pelas propostas de estudos bem elaboradas, e os alunos, por colocá-las em prática tão graciosamente”, destacou.

Já a Assessora da Ação Cultural, Silvana Camargo, acompanhada pela integrante da coordenadoria educacional e pedagógica de programas e projetos educacionais, Claudia Fernandes Barros, agradeceu o engajamento das instituições de ensino com a proposta do concurso. “Nosso intuito é o de disseminar práticas de leitura e escrita para efetuar a sensibilização do texto poético. Para isso, o papel da escola é essencial. Os trabalhos estão ótimos e, por isso, temos a certeza de que o concurso será um sucesso”, afirmou.

O tema da 3ª edição do Concurso Municipal de Poesias é Brasil – O mundo do futebol. Podem participar os alunos matriculados nos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, bem como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada escola poderá inscrever duas poesias inéditas, ou seja, que ainda não tenham sido divulgadas em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, até o dia 10 de abril.

As produções serão classificadas por uma comissão especial nomeada pela Divisão de Cultura. A cerimônia de divulgação dos resultados e premiação será realizada no dia 24 de abril. O autor da considerada em primeiro lugar receberá um troféu, a publicação da poesia em meio oficial e um livro do escritor Ilan Brenman. Já os colocados em segundo e terceiros lugares levarão o troféu e um livro do mesmo autor. Para o vencedor da EJA, analisada separadamente em outra categoria, serão concedidos o troféu e um livro do escritor Lycio Vellozo Ribas.