Cianorte contabiliza 37 casos de dengue

Publicado em: 17/03/2014 00:00

Saúde alerta para que a população não aguarde a visita de um agente para eliminar os possíveis criadouros e focos do mosquito transmissor

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta segunda-feira (17), a ocorrência de 37 casos de dengue em Cianorte, sendo 34 autóctones e três importados. A localidade que apresenta o maior índice de infectados é a Zona Sete, com 21 casos, seguida pela Zona Quatro com seis e do Centro com cinco. Além disso, existem 39 notificações aguardando resultados.

Para o secretário municipal de saúde, Rogério Sossai, o município tem utilizado todos os seus recursos, humanos e de infraestrutura, para tentar vencer a dengue, no entanto, por mais qualificada que seja a ação institucional de combate à doença, o engajamento da população tem papel fundamental na erradicação do mosquito transmissor.

“Trabalhamos com a fiscalização diária de imóveis, promovemos mutirões de limpeza, bem como campanhas de conscientização e aplicação de veneno, porém, as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde representam uma parte do processo de combate e não o todo. A população deve colaborar, uma vez que 80% dos criadouros dos mosquitos se encontram nas residências”, destacou Sossai.

“Um problema prático enfrentado pela vigilância epidemiológica no combate a dengue é o fato de a população esperar a visita de um agente para eliminar os possíveis criadouros ou focos do mosquito. Ao invés disso, é preciso que cada família, periodicamente, coloque em prática as ações preventivas, eliminando qualquer local propício ao acúmulo de água e, consequentemente, ao desenvolvimento do mosquito transmissor”, destacou a chefe da Divisão de Prevenção à Saúde, Heloisa Dantas.

“Cada um é responsável por sua residência, terreno e estabelecimento comercial e deve combater, principalmente, a água estagnada em locais que não vemos constantemente, como calhas, rufos e canaletas, uma vez que as condições climáticas, de calor somado à chuva, favorecem o desenvolvimento do mosquito”, alertou a supervisora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa.

Caso seja constatada a presença de criadouros dos mosquitos, os agentes devem emitir autuações com os valores de R$ 92,60 para as residências, R$ 277,80 para os terrenos e R$ 926,04 para os comércios.