Agricultura Familiar contribui com a merenda escolar

Publicado em: 18/03/2014 00:00

Alimentos vindos direto do campo beneficiam pequenos produtores e alunos da rede municipal de ensino

Em Cianorte, um programa do Governo Federal em parceria com o Municipal tem feito a diferença na vida de muitas pessoas. Com a destinação de, no mínimo, 30% dos recursos financeiros repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a aquisição de cultivos de pequenos produtores, o Programa Agricultura Familiar beneficia a organização, qualificação comercial e geração de renda do homem do campo, bem como agrega valores nutricionais às refeições da merenda escolar.

No total, 39 agricultores familiares compõem o quadro de fornecedores do município e, por meio de preços estabelecidos por licitação, entregam seus produtos, vindos direto do campo, todas as segundas-feiras. São frutas, verduras, legumes, hortaliças, leite, ovos, embutidos e pães que, cultivados ou produzidos nas pequenas propriedades locais, enriquecem a nutrição de milhares de crianças.

“Por meio deste programa conseguimos oferecer mais variedades aos nossos seis mil alunos da rede municipal de ensino, incentivando, assim, os bons hábitos alimentares. Nas 13 escolas, ondes são servidas uma refeição ao dia, atingimos 20% das necessidades nutricionais diárias das crianças, já nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), nos quais são ofertadas quatro refeições, conseguimos alcançar, no mínimo, 70%”, contou Fabiana Garcia, nutricionista da Coordenação de Alimentação Escolar, órgão responsável pela execução do programa no município.

“A comida daqui é uma delícia. Eu gosto mais quando tem arroz temperado e alface, que é importante para o meu desenvolvimento”, afirmou Natália Neves Carneiro, aluna da Escola Municipal Vicente Machado. “A merenda é um verdadeiro incentivo para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Aqui [na escola] ela come bem, principalmente as saladas, que ela gosta bastante”, completou a mãe, Rosimare Neves.

Já para o pequeno produtor, o programa representa a garantia de venda da produção. “É um incentivo à agricultura e uma segurança para o sustento de nossas famílias, pois com o destino certo e o preço tabelado, não corremos riscos. Isso é muito bom”, destacou Gildo Catapan, fornecedor do Programa Agricultura Familiar.