Secretaria de Educação promove aula inaugural do PNAIC

Publicado em: 26/03/2014 00:00

Os professores alfabetizadores de Cianorte participaram, na noite da última terça-feira (25), da aula inaugural do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O evento realizado no anfiteatro da UEM foi abrilhantado pela palestra da professora Márcia Maioli sobre Alfabetização Matemática.

“O PNAIC é um compromisso firmado pelo município de alfabetizar crianças até no máximo oito anos de idade. Para que isso seja possível, um dos eixos de atuação é oferecer a formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudos. Em 2013, 96 professores participaram dos cursos, que tiveram ênfase em linguagem. Neste ano, são 98 alfabetizadores integram as turmas e a ênfase é em matemática”, explicou a coordenadora local do PNAIC, Zilma de Lima.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, ressaltou a importância de se oferecer capacitação para os profissionais. “Este tipo de formação possibilita a troca de experiências, o aprimoramento das técnicas de ensino e ainda a valorização do professor. É por isso que somos muito gratos ao suporte que recebemos da administração municipal para este tipo de atividade”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira, acompanhado pelos vereadores Silvio do Pátio e Márcia Pereira, manifestou o apoio do Legislativo. “Entendemos que estes cursos refletem na qualidade de ensino ofertado nas nossas escolas municipais”, completou.

Representando prefeito Bongiorno, o vice-prefeito Serginho falou sobre os investimentos realizados na área da Educação, que estão trazendo grandes resultados. “O ensino ofertado em nossas escolas municipais é modelo para os demais municípios. Isto porque além de oferecer formação continuada aos professores, também investimos em infraestrutura, transporte e merenda”, ressaltou.

Após o cerimonial de abertura, a professora Márcia Maioli, diretora do campus Cianorte da UEM, ministrou a palestra “Alfabetização Matemática”.