Projeto “Musicalização” permite primeiro contato com a música

Publicado em: 28/03/2014 00:00

Desde 2008, quando foi promulgada a Lei nº 11.769, a música tornou-se conteúdo obrigatório em todas as escolas. Para atender a nova grade curricular, a Escola Municipal Ovídio Luiz Franzoni desenvolve o Projeto Musicalização, por meio da criação de uma bandinha rítmica com as crianças do Pré II.

O projeto conta com o empenho das professoras Michele Bessani, que o desenvolve no período matutino, com a turma do Pré II A, e Danielle Cristina de Souza, responsável no período da tarde pela turma do Pré II C.

“É uma alegria para as crianças o dia da bandinha. Elas aguardam ansiosas para ter contato com os instrumentos e, principalmente, com a música”, relatou a professora Danielle.

A diretora da instituição, Eliane Aparecida Lopes, explicou que “o Musicalização é desenvolvido com o intuito de despertar o desejo de ouvir e aprender música. É realizado através de atividades lúdicas que buscam o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, concentração, equilíbrio emocional, além de trabalhar regras e limites”.

O lúdico funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento musical da criança. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e também permitem a comunicação com o outro.

Segundo a professora Michele, “o trabalho com a bandinha vem despertando a socialização, a expressividade, além da atenção nas crianças e elas adoram”.

Além do trabalho com a bandinha, as professoras enfatizam os diferentes ritmos, nomes dos instrumentos musicais e expressão corporal. “O Projeto de Musicalização está sendo um sucesso e terá como finalização uma apresentação para os demais estudantes da Escola e Comunidade escolar”, contou a diretora.