Prefeitura inicia rebaixamento da iluminação pública

Publicado em: 28/03/2014 00:00

Com o objetivo de aumentar a segurança das ruas e avenidas de Cianorte, a Prefeitura Municipal deu início, nesta semana, a um projeto de rebaixamento da iluminação pública. De início, 2.154 novas luminárias serão instaladas. Os investimentos são de aproximadamente R$ 1 milhão, de recursos municipais.

“Nossa cidade tem muitas árvores e de grande porte, o que contribui para que as ruas fiquem mais escuras durante a noite. Por isso, estamos instalando luminárias retráteis abaixo da copa das árvores”, explicou o prefeito Bongiorno.

Quem passar pelas avenidas Goiás e São Paulo já vai poder notar a diferença na iluminação. As luminárias antigas, com lâmpadas de 400 watts, que estavam instaladas a uma altura média de sete metros estão sendo substituídas por luminárias retráteis, modelo canção, com lâmpadas de 250 watts nas avenidas e 150 watts nas ruas, instaladas a cinco metros de altura. Com este serviço, o Governo Municipal também espera uma economia no consumo de energia.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Jr., “a ideia da administração municipal é rebaixar todo o acervo, que somaria cerca de 6 mil luminárias. Vamos fazer este trabalho aos poucos. Realizamos um estudo dos bairros que possuem árvores de maior porte e a primeira fase dos trabalhos contemplará a região central e partes das Zonas 2, 3 e 4, e também dos Seis Conjuntos. Nestes bairros, a previsão é que o serviço esteja concluído em quatro meses”.

ACERVO MUNICIPAL

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Cianorte assumiu a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública bem como a gestão de projetos correspondentes. Para que isto fosse possível, foi contratada uma empresa terceirizada que presta serviços de manutenção preventiva e corretiva. A população pode requisitar manutenções e trocas de lâmpadas pelo telefone 156.