Policiais civis recebem capacitação

Publicado em: 02/04/2014 00:00

Aproximadamente 40 policiais civis de Cianorte participaram, nos dias 31 de março e 01 de abril, de um curso de capacitação continuada promovido pela Divisão Policial do Interior (DPI). O treinamento, ministrado nas dependências do Paço Municipal, era composto por aulas teóricas e práticas. Ao final do curso, foi realizada uma cerimônia de encerramento.

Conforme o Delegado Chefe da 51ª RDP, Dr. Nilson Rodrigues da Silva, “os objetivos do curso eram possibilitar uma melhor execução da atividade policial no dia a dia, o aprimoramento da qualidade do serviço prestado ao cidadão e, por consequência, a motivação e a valorização do trabalho do profissional da Polícia Civil”.

Entre os conteúdos trabalhados estão os princípios da administração pública do trabalho policial; atendimento ao público com base na pessoa humana; compromisso do servidor com o crescimento da corporação policial civil; exposição teórica e prática sobre segurança e porte de armas; uso das algemas na condução de presos; abordagem de veículos; fugas e rebeliões nas delegacias e saneamento de crises na troca de tiros.

O escrivão de polícia Roberto Carlos de Castro, um dos ministrantes do curso, revelou que “a iniciativa de promover essas capacitações nasceu da necessidade de melhorar o trabalho da polícia civil, o nível do inquérito policial e o atendimento ao cidadão. Precisamos ter policiais motivados, com a consciência de que seu trabalho reflete diretamente no dia a dia do Ministério Público e do Juizado. Este curso, que só era levado às Subdivisões Policiais foi trazido a Cianorte devido ao ótimo trabalho desempenhado pelo delegado chefe desta cidade”.

Para o investigador Carlos Alberto Azevedo Gomes, também ministrante da capacitação, “foi muito gratificante fazer parte deste treinamento. Além de ensinar, pude aprender muito com estes policiais. Sabemos que nos nossos dias enfrentamos muitas dificuldades, mas são nelas que crescemos”.

O prefeito Bongiorno parabenizou a iniciativa e falou sobre a importância do trabalho policial. “Precisamos reconhecer o valor desses profissionais, parar de preconceitos. Temos avançado muito na área de segurança pública. Acabamos de conquistar a Companhia Independente da Polícia Militar (que será instalada oficialmente nesta sexta-feira) e agora vamos lutar pela criação da Subdivisão da Polícia Civil. Outra meta é a construção da Delegacia Cidadã. O Governo Municipal já doou três terrenos para esta obra, que oferecerá mais conforto à população e condições de trabalho aos policiais”.

Também participaram da solenidade de encerramento o vice-prefeito Serginho; Juiza de Direito, Dra. Flávia Braga de Castro Alves; promotores Elaine Lopo e Julio Cesar da Silva; representando a 5ª Cia Independente da Polícia Militar, 1º Tenente Dantas; representando o deputado estadual Jonas Guimarães, o assessor Buguê; os vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Leticia Biggi, Marcia Pereira e Zezão do Planalto, além de secretários municipais.