CMDCA une forças para enfrentar casos de risco

Publicado em: 04/04/2014 00:00

Reunião extraordinária foi convocada para traçar ações de atendimento às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Composto por representantes do poder público, entidades de assistência social e sociedade civil organizada, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, na última quarta-feira (02), nas dependências do Centro Social Urbano, uma reunião extraordinária para tratar sobre o atendimento prestado às crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, em especial, às com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de acolhimento institucional.

Segundo a presidente do CMDCA e secretária de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini, o objetivo da reunião foi o de traçar meios de implementação de novos serviços na rede municipal voltados à prevenção e ao atendimento integral de crianças e adolescentes, vítimas de qualquer tipo de violação de direitos, assim como otimizar as ações de mobilização e de fiscalização.

“A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade dolorosa e que exige uma resposta séria e urgente tanto do poder público quanto da sociedade. Nesse sentido, solicito o comprometimento de todos na identificação do que melhor pode ser feito para que direitos básicos do público infanto-juvenil não sejam violados. Ressalto que a união da rede de proteção especial à criança e ao adolescente é o primeiro passo para que a assistência social seja eficaz”, enfatizou Claudia.

Também participaram das discussões os conselheiros representantes das secretarias municipais de Bem Estar Social e de Saúde, dos Núcleos Regionais de Saúde, Família e Educação, da APAE e da Pousada da Criança.