Curso de patchwork oferece oportunidades de trabalho e renda

Publicado em: 04/04/2014 00:00

As aulas são gratuitas e as turmas são compostas por até oito pessoas

De chaveiros a agendas. Pelas mãos de mulheres, tecidos, linhas e botões se transformam em produtos variados durante as aulas de patchwork oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social. O objetivo é o de promover a inclusão produtiva, proporcionando, por meio da qualificação, novas oportunidades de trabalho e renda.

“O patchwork, ao pé da letra, significa trabalho com retalhos. Por meio dele, é possível criar ou adornar diversos produtos, como acessórios e colchas. Aqui, ensinamos técnicas de costura manuais para que as alunas prossigam com o ofício em seus lares ou cooperativas”, explicou a professora, Vera Lúcia Zerbinati Jorge.

“Algumas chegam aqui sem expectativa, no entanto, com o aprendizado e as amizades adquiridas durante o curso, melhoram o humor e autoestima, pois além do desenvolvimento de habilidades para a geração de renda, elas também encontram orientações sobre a inclusão social da família e as relações interpessoais”, contou a secretária de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.

As aulas são ministradas três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17 h, nas dependências do Centro Social Urbano e as turmas são compostas por até oito pessoas. As interessadas em participar da próxima edição do curso podem procurar pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social, localizada na Praça Olímpica.