Richa instala a 5ª Cia Independente da PM de Cianorte

Publicado em: 07/04/2014 00:00

A Capital do Vestuário conta com mais uma importante conquista. Na tarde desta sexta-feira (04), autoridades, militares, representantes de órgãos, entidades e da sociedade civil organizada, bem como munícipes, reuniram-se no auditório da Unipar para celebrar a instalação da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cianorte, ocasião que contou com a presença do governador Beto Richa e, também, marcou a posse do Major José da Silva Neto que assumiu o Comando da Unidade Policial Militar ao se apresentar à subcomandante do 3º Comando Regional, a Tenente Coronel Aldilene Rosa de Paula Dias Rocha.

Com a elevação, o órgão, que até então esteve subordinado ao 11º Batalhão da PM de Campo Mourão, recebe autonomia administrativa, o que otimiza vários aspectos do trabalho policial, como a aquisição de equipamentos, veículos e armamentos, bem como o aumento de contratação de policiais. A unidade vai atender, além de Cianorte, os municípios de Jussara, Terra Boa, Indianópolis, São Tomé, Japurá e São Manoel do Paraná.

“Confesso que me emocionei ao descerrar esta placa, pois a instalação da Companhia Independente em Cianorte é resultado de muitas reivindicações e trabalho. Há muito tempo a sociedade nos cobrava e seguimos lutamos, junto ao Governo do Estado e representantes militares, para que este anseio fosse atendido. Meu mais sincero agradecimento a todos os que contribuíram conosco para que este antigo desejo se concretizasse, beneficiando a população”, destacou o deputado estadual, Jonas Guimarães.

“A Companhia da Polícia Militar era uma expectativa muito grande da população, não só de Cianorte, mas também dos municípios vizinhos. Hoje o governador Beto Richa concretizou esse sonho e, além disso, fez anúncios de mais investimentos para a nossa cidade, como R$ 3 milhões em recursos para recape de ruas, o que não deixará um buraco em nossas vias, e, ainda, se comprometeu com a busca por uma subdivisão da Polícia Civil para a Capital do Vestuário”, afirmou o prefeito Bongiorno, acompanhado pela primeira dama, Fátima e, também, por seu vice, Serginho.

Segundo o governador, Beto Richa, o investimento em segurança pública tem sido uma marca de sua administração. “Assumi o governo com menor efetivo e tivemos que tomar medidas enérgicas para conter a criminalidade. Contratamos 3.200 homens e outros 2.400 já estão em fase de formação. Adquirimos 1.380 novas viaturas e investimos em inteligência, aparelhamento da polícia e salários dos policiais. Só na região de Cianorte, desde 2010, houve aumento de 6% no efetivo da Polícia Militar. Além disso, 50 policiais que estão na Escola de Formação de Maringá serão designados para a 5ª Companhia e sete viaturas foram destacadas para a região”, contou Richa.

Também participaram da solenidade: o secretário estadual da Segurança Pública, Leon Grupenmacher; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Cesar Vinicius Kogut; o chefe da Casa Militar do Governo do Paraná, coronel Adilson Casitas Castilho; os deputados federais Osmar Serraglio e Fernando Francischini; o deputado estadual Fernando Scanavaca; os prefeitos de Santa Mônica, Sérgio José Ferreira; de São Tomé, Arlei de Biazze; de Terra Boa, Valter Peres; de São Manoel do Paraná, José Carlos Ormelese; de Japurá, Orlando Frazatto; de Guaporema, Marcão Barranco; e de Indianópolis, Paulo Cezar Rizzato Martins; o ex-prefeito de Cianorte, Edno Guimarães; e os vereadores da Câmara Municipal de Cianorte.

A instalação da 5ª CIPM foi o terceiro ato do governador Beto Richa, no mesmo dia, em favor da segurança da região Noroeste. Pela manhã, Richa instalou o 25º Batalhão da Polícia Militar em Umuarama, que atenderá a 17 municípios. Em seguida, foi a Cruzeiro do Oeste, onde confirmou a preservação do 7º BPM e presidiu a troca de comando da unidade. O 7º BPM atende a Cruzeiro do Oeste e mais 12 municípios. No total, 36 municípios são diretamente beneficiados por estas unidades da PM.