Escola Gonçalo Gutierres incentiva a produção textual

 

Publicado em: 08/04/2014 00:00

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Propostas pedagógicas inovadoras aliadas à diversidade de temas são características marcantes das aulas de produção textual ministradas aos alunos dos 5º anos A e B da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres. Isto porque, sob a orientação das professoras Edna Ribeiro de Jesus e Olga Aparecida Sanna, os alunos são incentivados a realizar trabalhos diferenciados, com muita criatividade e diversão.

Segundo as docentes, atualmente, são exigidos níveis de leitura e de escrita diferentes do que há alguns anos atrás e a necessidade de atender novas demandas leva à revisão dos métodos de ensino e à criação de práticas que possibilitem ao aluno ampliar suas ideias discursivas. “Sempre partimos da realidade dos educandos, já que toda educação comprometida com o exercício de cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver suas competências discursivas, isto é, capacitá-lo para a utilização da língua de modo variado para produzir diferentes efeitos de sentido e adequar o texto a diversas situações, tanto oral quanto escrita”, contou a professora Olga.

“Escrever um bom texto exige habilidade e trabalho. Sempre que ouvimos alguém ou lemos um texto, entendemos algo, mas nem sempre essa compreensão é bem sucedida. É comum ouvirmos reclamações do tipo: ‘não foi bem isso que eu queria dizer’; ‘você não está me entendendo’; ou ‘o autor não disse isso’. Contudo, vale a pena indagar-se sobre que é que estava sendo dito ou o que é que o autor queria dizer e, para isso, é necessário lembrar o aluno que quando escrevemos, não escrevemos somente para nós autores entendermos, mas sim para todos que lerem o texto”, disse a professora Edna.

Para a diretora da instituição de ensino, Edna Celeni Saviani Rodrigues, o desenvolvimento da leitura e escrita deve ser prioridade na prática pedagógica de todos os envolvidos com a educação e cabe a direção da escola participar e apoiar os educadores neste importante processo de ensino e aprendizagem. “Por isso, os professores, em suas práticas pedagógicas, devem propiciar aos alunos momentos em que possam refletir e debater sobre temas que fazem parte de seu cotidiano ou da sociedade em que estão inseridos desenvolvendo, assim, a comunicação, bem como o gosto e o prazer pela leitura e escrita”, destacou.

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