Rede municipal conta com a Semana Saúde na Escola

Publicado em: 08/04/2014 00:00

Mais de sete mil alunos participam das ações voltadas às práticas corporais, atividades físicas e lazer

Com o objetivo de aproximar as equipes de atenção básica e as comunidades escolares pela promoção do bem estar e prevenção de agravos à saúde, o Governo Federal, desde 2012, promove anualmente a Semana Saúde na Escola, uma mobilização nacional que, por meio de incentivos financeiros do Ministério da Saúde aos municípios que se dispõem a participar, prevê a ampliação, adaptação e ressignificação das atividades esportivas no âmbito escolar.

A cada ano, os trabalhos são norteados por um tema e, para 2014, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil, as ações serão direcionadas pela temática “práticas corporais, atividades físicas e lazer na perspectiva da cultura de paz e direitos humanos”. Os trabalhos abrangem todos os níveis de ensino da rede municipal e tiveram início nesta segunda-feira (07). Em Cianorte, as primeiras atividades foram desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lucia Reschetti Cerqueira e nas escolas Cecília Sato, Jardim Aeroporto e Gonçalo Gutierres.

“No total, até a sexta-feira (11), quando se encerrará a Semana Saúde na Escola, mais de sete mil alunos de 21 unidades de ensino da rede municipal terão participado das ações, que têm a intenção de extrapolar o período de mobilização, tornando-se parte do cotidiano escolar ao longo do ano letivo”, contou Claudia Fernandes Barros, coordenadora educacional de programas e projetos que, juntamente com a enfermeira supervisora ESF, Marcela Loureiro do Amaral, são as responsáveis pelas ações na Capital do Vestuário.

“O Governo Municipal apoia e participa desta iniciativa por acreditar em seus resultados. Além de estimular as crianças e jovens a adotar hábitos saudáveis desde cedo, incentivando-os a seguir uma alimentação adequada e a incluir na rotina atividades físicas e recreativas, as ações desenvolvidas durante a Semana Saúde na Escola também promovem a interação social e envolvem, também, os educadores e pais, pois os alunos são ótimos propagadores de informações em suas comunidades”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.