Curso de LIBRAS capacita profissionais e munícipes

Publicado em: 09/04/2014 00:00

Foi realizada na noite desta terça-feira (08), no Centro de Atendimento Especializado (CAE), a aula inaugural do Curso Básico de LIBRAS, uma iniciativa da Escola Municipal Liomar Gomes que oferece, gratuitamente, capacitação para professores, profissionais da saúde e munícipes em geral.

“Este curso tem a finalidade de oferecer conhecimentos básicos sobre a Língua Brasileira de Sinais, bem como sobre a cultura e a comunidade das pessoas surdas, no intuito de efetivar a inclusão e interação entre surdos e ouvintes nos diferentes contextos sociais e educacionais”, contou a diretora da instituição de ensino, Edileuza de Souza Reis.

A turma é composta por 25 pessoas e as aulas, que ocorrem durante os meses de abril e maio, duas vezes por semana, são ministradas pelo instrutor Anderson Ferreira Ornagui, que conta com o auxílio do professor intérprete Rodrigo Amadeu Foganholo.

“Aprender a LIBRAS que, desde 2002, é a língua oficial de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras, é uma maneira de colaborar para a inclusão social daqueles que, assim como eu, possuem deficiência auditiva, pois quanto mais pessoas a souberem, mais poderemos nos comunicar”, destacou o instrutor.

A secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, acompanhou a aula inaugural e elogiou os alunos. “Os participantes do curso estão de parabéns. A busca pelo aprimoramento de conhecimentos é sempre louvável e, neste caso, destaco que, a partir de 2005, a LIBRAS foi incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, visto sua importância”, ressaltou.

Também prestigiaram a aula inaugural: representando o Poder Legislativo, o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira; a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima; e as coordenadoras educacionais e pedagógicas da Educação Especial, Inclusão e Diversidade, Juliana Turetti Peruci e Elaine Aparecida da Silva.