Frutas são tema de atividades educativas em Vidigal

Publicado em: 10/04/2014 00:00

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Príncipe, localizado em Vidigal, contaram com atividades diferenciadas na tarde desta quarta-feira (09). Isto porque, os profissionais do Posto de Saúde Atacilia Silva Martins, em decorrência da Semana Saúde na Escola, promoveram atividades educativas e de incentivo ao consumo diário de frutas pelas crianças.

“Nosso objetivo é a conscientização dos benefícios desses alimentos para a saúde. Para isso, utilizamos o teatro como recurso didático, unindo a informação e o entretenimento. Explicamos que as frutas podem dar superpoderes para quem as come e que para mantê-los devemos consumir um pouquinho por dia”, contou a enfermeira, Munique de Paula Bernardi Pinto.

Assim, entraram em cena os super-heróis: a banana, a laranja, a maçã, o mamão e a melancia, cada um demonstrando seu poder, ou seja, seu benefício para a saúde. “Os personagens foram escolhidos de acordo com as frutas que as crianças têm acesso, seja na alimentação escolar ou no lar”, explicou a diretora do CMEI, Danieli Brito de Andrade. Após a apresentação, as crianças dançaram animadas por um clipe musical e, em seguida, degustaram as frutas.

A secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, prestigiou a realização das atividades e elogiou os resultados. “A parceria entre as equipes de atenção básica e as instituições escolares é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde infância como, por exemplo, o consumo diário de frutas, tema trabalhado hoje. A união entre a saúde e a educação já é antiga em nosso município e o objetivo é mantê-la, realizando atividades como esta ao longo de todo ano letivo”, destacou.

A vereadora Márcia Pereira; a nutricionista do município, Fabiana Garcia; as coordenadoras educacionais e pedagógicas da educação infantil, Andreia Coelho Bastos Dalmagro e Milene Macedo de Moraes; bem como outros servidores municipais, também acompanharam o desenvolvimento das atividades.

A Semana Saúde na Escola é uma mobilização nacional, promovida anualmente, desde 2012, pelo Governo Federal e que tem como objetivo a promoção do bem estar e prevenção de agravos à saúde no âmbito escolar. Este ano, a iniciativa está sendo desenvolvida entre os dias 07 e 11 de abril e, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil, as ações são direcionadas pela temática “práticas corporais, atividades físicas e lazer na perspectiva da cultura de paz e direitos humanos”. Em Cianorte, mais de sete mil alunos de 21 unidades municipais de ensino estão participando das atividades.