Profissional cubano do Mais Médicos chega à Cianorte

Publicado em: 17/04/2014 00:00

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (16), no gabinete do prefeito, autoridades municipais reuniram-se para a apresentação oficial do médico cubano Adrian Morgado, 31 anos. Convocado pelo Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal que pretende melhorar o atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Morgado trabalhará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Dalla Costa, no Conjunto Marselha, durante 40 horas semanais, sendo seu contrato com o município vigente pelo período de três anos.

“Me sinto privilegiado por estar aqui. Recebi boas referências sobre Cianorte. Vou trabalhar com carinho e passar a minha experiência profissional para ajudar as pessoas”, afirmou o médico cubano que, além da graduação, possui uma especialização em Medicina Geral da Família. Seus atendimentos, provavelmente, serão iniciados na próxima semana, pois o profissional aguarda a liberação de um registro do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Rogério Sossai, o município solicitou quatro médicos para o programa federal, no entanto como a seleção ocorre de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e procura atender, primeiramente, cidades com baixas taxas, Cianorte só foi atendida na quarta convocação do programa. “Como nosso município apresenta uma boa qualidade de vida, não estamos entre os casos prioritários”, contou.

Para o prefeito Bongiorno, o cubano chegou em boa hora. “Temos realizado vários concursos públicos para a contratação de médicos, mas a procura tem sido baixa. A falta destes profissionais atinge todo o país. No entanto, temos atendido bem a população. Aqui não enfrentamos problemas como pacientes esperando em corredores dos hospitais. O Adrian é muito bem vindo e, tenho a certeza, de que será muito feliz em Cianorte”, garantiu.

“No momento o médico cubano está hospedado em um hotel, mas nos próximos dias deverá fixar residência. A prefeitura arcará com o aluguel, num valor entre R$ 500 e R$ 2,5 mil, bem como prestará auxílio alimentação entre R$ 500 e R$ 700 mensais. Já o salário do profissional será pago pelo Governo Federal”, explicou a diretora geral da Secretaria de Saúde, Ana Paula Ribeiro. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dejair Barbosa Melo, também participou da coletiva.