Avançam as obras da Unidade de Pronto Atendimento

 

Publicado em: 23/04/2014 00:00

Whatsapp

 

Prazo para execução é de 12 meses; Em funcionamento, instituição de saúde atenderá 24 horas por dia com procedimentos médicos e de enfermagem

Salas para gesso, curativo, microcirurgias, isolamento, ultrassom, raios-X, eletrocardiografia, laboratório para exames, farmácia, leitos pediátricos e adultos, acomodações para a equipe do SAMU, necrotério e posto policial são algumas das repartições que compõem o projeto de 1.884,9 m² da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cianorte. Com as obras iniciadas em fevereiro deste ano, a empreiteira, vencedora da licitação tipo menor preço, tem 12 meses como prazo para o término da construção, que está sendo realizada na Avenida Piauí, nº 281, Praça Olímpica.

Os recursos, de aproximadamente R$ 4,5 milhões, são oriundos do Governo Federal com contrapartida do Municipal. Para verificar o andamento dos trabalhos, o prefeito Bongiorno, acompanhado pelo vice, Serginho, pelos secretários municipais Nelson Magron Júnior (Desenvolvimento) e Rogério Sossai (Saúde), bem como pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Márcia Pereira e Silvio do Pátio, visitou o local na tarde desta quarta-feira (23).

“Esta é uma obra de grande magnitude e significância. Uma conquista pela qual temos elevada expectativa. Em funcionamento 24 horas, a UPA contará com a atuação de aproximadamente 200 funcionários e capacidade de atendimento de 300 pacientes por dia, com procedimentos médicos e de enfermagem. Serviços que garantirão mais tranquilidade e qualidade de vida para a população, por isso estamos empenhando esforços para que seja concretizada com agilidade e eficácia”, garantiu o prefeito Bongiorno.

Segundo Sossai, o início dos atendimentos da UPA é esperado não somente pelos cianortenses, mas também pelos habitantes da região, uma vez que a unidade atenderá aos 11 municípios que compõem a 13ª Regional de Saúde. “Pois a proposta da UPA é prestar atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O trabalho será realizado de maneira integrada ao SAMU, hospitais e rede de atenção básica, de acordo com as necessidades de cada paciente”, explicou.

“A construção da UPA segue um dos projetos mais modernos de nosso país, visando atender os mais elevados requisitos de salubridade e conforto exigidos por uma instituição de saúde. As obras apresentam um bom ritmo e estão ocorrendo de acordo com as previsões”, destacou Magron. Cianorte, atualmente, conta com dois hospitais filantrópicos, um Pronto Atendimento 24 horas e 14 Unidades Básicas de Saúde.

Imagens