Escola Lídia Usuy Ohi incentiva o hábito da leitura

 

Publicado em: 24/04/2014 00:00

Whatsapp

 

Espaço especialmente organizado e atividades lúdicas proporcionam o contato diário com os livros

Promover a formação de leitores assíduos desde a infância. Este é o objetivo da Escola Municipal Lídia Usuy Ohi ao criar o Cantinho da Leitura, um espaço especialmente organizado e convidativo para a prática que, sugerido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foi montado em todas as salas de aula e permite o contato diário dos alunos com os livros.

“A literatura permite a exploração de inúmeras possibilidades educativas voltadas para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança ao longo do seu aprendizado escolar e na sua vida. Ciente disso, a escola incentiva o uso do Cantinho da Leitura, realiza investimentos na aquisição de livros, fantoches e materiais pedagógicos, bem como utiliza a literatura nas práticas educativas”, contou a diretora da instituição de ensino, Rosilda Naves Lucio.

Além do Cantinho da Leitura, os alunos contam com atividades que aliam o ensino ao lúdico, nas quais os professores trabalham os diversos gêneros textuais, como os livros de literatura, jornais, gibis, revistas e outras produções voltadas ao universo infantil que contribuem para o processo ensino-aprendizagem mesmo para as crianças ainda não alfabetizadas. Entre os trabalhos desenvolvidos estão a contação de histórias e a confecção de fantoches, livretos e cartazes.

“Desenvolver o interesse pela leitura é um processo constante, que deve começar cedo, em casa com a família, ser aperfeiçoado na escola e continuar pela vida inteira. Ler faz o indivíduo crescer intelectualmente, conhecer mundos novos, experimentar sentimentos e ampliar a imaginação. Por meio da leitura a criança se apropria de conhecimentos mais facilmente e se comunicar melhor, por isso lembramos aos pais para que também incentivem este hábito em seus lares”, ressaltou a diretora.

Imagens