Vencedores do III Concurso de Poesias são premiados

Publicado em: 25/04/2014 00:00

Alegria e emoção tomaram conta da solenidade de premiação do III Concurso Municipal de Poesias, realizada na última quinta-feira (24) nas dependências da Prefeitura. Durante o evento, o público pode prestigiar encenação teatral com a Companhia Boal e conhecer as produções classificadas do 1º ao 3º lugar, em declamações feitas pelos próprios alunos autores.

Segundo a assessora de Ação Cultural, Silvana Camargo, a realização superou as expectativas. “Podemos comprovar o sucesso deste concurso no nível das poesias produzidas por nossos alunos. Foi uma tarefa muito difícil para a comissão avaliadora escolher as que seriam premiadas”, revelou.

Para a secretária municipal de Educação, professora Maria Neuza Casassa, o incentivo à prática literária é necessária ao processo ensino-aprendizagem. “O contato com a literatura brasileira e também com o processo de produção torna o aprendizado mais significativo. Este concurso, além de incentivar a prática da leitura, também oferece meios de acesso a conhecimentos culturais e promove a prática da criação, da autoria”, defendeu.

Para o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira, que juntamente com os vereadores Marcia Pereira e Silvio do Pátio, representou a Câmara Municipal, “é um desafio, no cenário atual, incentivar as pessoas à prática da poesia, já que estamos cercados pela tecnologia e tantas outras opções. A participação brilhante dessas crianças nos alegra e mostra que o Governo Municipal está no caminho certo”.

“É motivo de orgulho ver essas crianças produzindo obras tão bonitas e criativas. Nós, poder público e família, precisamos estar cada vez mais unidos em prol do desenvolvimento da educação”, afirmou o deputado estadual Jonas Guimarães, depois de recitar trecho da música “Mágoa de um boiadeiro”.

“Cianorte está vivento um momento muito especial na educação. Me emociono quando visito as escolas e centros de educação infantil e vejo o carinho com que as crianças são tratadas. E isto reflete diretamente no aproveitamento do ensino”, comentou o prefeito Bongiorno.

A cerimônia contou ainda com a presença da primeira dama Fátima Bongiorno; do vice-prefeito Serginho; da coordenadora do Provopar, Neide Ferreira; da chefe da Divisão de Documentação Escolar, Zilda de Assis Gracioli, membros da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, diretoras, professores, alunos e seus familiares.

O CONCURSO
O III Concurso Municipal de Poesias foi lançado em março, que é o mês em que se comemora o gênero, pela Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano em que o país abre as portas para sediar a Copa do Mundo, o tema não poderia ser outro senão “Brasil – O mundo do futebol”.

Foram 26 trabalhos inscritos, de alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, bem como dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma comissão especial nomeada pela Divisão de Cultura avaliou as melhores poesias.

Todos os participantes receberam um certificado e medalha. O autor da poesia vencedora recebeu um troféu, a publicação da poesia em meio oficial e um livro de um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, Ilan Brenman. Já os colocados em segundo e terceiros lugares levaram o troféu e um livro do mesmo autor. Para o vencedor da EJA, analisada separadamente em outra categoria, foram concedidos o troféu e um livro do escritor Lycio Vellozo Ribas.

OBRAS PREMIADAS
O poema vencedor leva o nome “Mundo de Futebol” e foi escrito pela aluna Leticia Macedo de Souza, do 5º ano A da Escola Municipal General Ernesto Geisel (São Lourenço). Em segundo lugar ficou “Sonho de Campeão”, de Maria Eduarda Couto Ruiz, 4º ano B da Escola Municipal Castro Alves. Em terceiro lugar ficou “Meus irmãos Nando e Julio”, do 5º ano C da Escola Municipal Jardim Aeroporto. A produção classificada em primeiro lugar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi “Brasil Campeão”, de Maria Aparecida Pereira da Silva.

POESIA CAMPEÃ:

Mundo de futebol

O mundo do futebol
É um mundo de história.
Parece um caracol
E cheio de glória.

Mas o futebol
Não deveria ser tratado como tal,
Porque falta hospital.

O Brasil é muito deficiente
Tem que ter o futebol
Mas atender melhor os doentes.

Mas como o Brasil,
Primeiro é diversão…