Mobilização incentiva a vacinação contra a gripe

Publicado em: 28/04/2014 00:00

Dia ´D´ contou com o funcionamento de todas as unidades de saúde e com a presença do Zé Gotinha

Cumprindo o cronograma de ações do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, desde o dia 22 de abril, a imunização contra a gripe, sendo que este sábado (26) foi destinado à mobilização nacional, no qual as unidades de saúde municipais, inclusive as dos distritos, atenderam entre as 8h e às 17h e, também, houve a divulgação da campanha por meio do tradicional passeio do Zé Gotinha pela cidade.

Pela manhã, autoridades acompanharam, no NIS II, conhecido como postão, a procura pela imunização que tem como público alvo crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (mães que estejam em até 45 dias pós-parto), portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica) e profissionais da saúde que atuam em hospitais, laboratórios e clínicas de radiodiagnóstico.

“O Governo Municipal compreende a importância desta imunização para o grupos prioritários e, por isso, empenha esforços para o sucesso da campanha, como, por exemplo, disponibilizando o atendimento à população durante este sábado”, afirmou o prefeito Bongiorno, acompanhado pelo seu vice, Serginho.

A meta da Divisão de Vigilância em Saúde é imunizar 20 mil pessoas, sendo que até a manhã desta segunda-feira (28), o setor registrou 7.007 aplicações da vacina. O grupo com maior procura pela imunização é o de idosos, com 3.696 e o menor é o de doentes crônicos, com 788.

“Lembramos que houve a ampliação da faixa etária infantil para até os cinco anos e fazemos um apelo aos demais grupos que se enquadram no público alvo, principalmente aos portadores de doenças crônicas, para que procurem a unidade básica de saúde mais próxima de suas residências e recebam a imunização, que é gratuita, totalmente segura, e protege contra três subtipos da doença”, destacou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Heloisa Dantas.

“Estudos comprovam que a imunização reduz consideravelmente as complicações que podem gerar casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Rogério Sossai. A vacina é tríplice viral e protege contra os subtipos do vírus da gripe A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A campanha segue até o dia 09 de maio, respeitando os horários de funcionamento dos postos que acontecem das 7h 30min às 11h 30min e das 13h 30min às 17h.