Unidades de saúde recebem R$ 700 mil em melhorias estruturais

Publicado em: 28/04/2014 00:00

Os usuários do sistema público de saúde dos Seis Conjuntos, Zona 04, Vila Sete e do distrito de São Lourenço já podem verificar e usufruir das melhorias estruturais realizadas nas unidades básicas de saúde. Isto porque, as reformas promovidas nos locais chegaram ao fim. Efetuadas por meio do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, as revitalizações foram possibilitadas por recursos do Governo Federal com participação do Municipal e representam, aproximadamente, um investimento de R$ 200 mil.

“O objetivo é o de prover uma infraestrutura condizente com o trabalho desempenhado pelas equipes de atenção básica e que garanta comodidade e salubridade à população usuária dos serviços oferecidos. Os atendimentos, que haviam sido transferidos para outros locais, já voltaram a serem realizados nos Seis Conjuntos, Zona 04 e Vila Sete. A reforma também foi finalizada em São Lourenço, no entanto, por conta da substituição de parte do mobiliário, a população distrital continua sendo temporariamente atendida no Codecol”, explicou o secretário de Saúde, Rogério Sossai.

Além da reforma destas quatro unidades, a Prefeitura também está promovendo a revitalização e ampliação das localizadas na Vila Operária e no distrito de Vidigal. Por meio do investimento de R$ 268.033,33, com recursos adquiridos junto ao Ministério da Saúde e com contrapartida do Governo Municipal, os 163,10 m² que compõem a Unidade de Saúde do Setor 03 estão sendo reformados e outros 137, 70 m² serão construídos, uma ampliação que agregará à UBS uma farmácia, salas específicas para inalação, esterilização e expurgo, entre outras estruturas para administração do local, como um escritório, copa, lavanderia, almoxarifado e vestiário para os funcionários.

Já em Vidigal, o Posto de Saúde Atacilia Silva Martins está tendo seus 102, 03 m² totalmente reformados e, além disso, a unidade receberá novos consultórios, salas e banheiros, uma ampliação de 134, 62 m² que duplicará seu tamanho, aumentando também a capacidade e a qualidade de atendimento. As obras representam um investimento na ordem de R$ 234.108,64, sendo os recursos também oriundos do Governo Federal com contrapartida do Municipal.

“Revitalizar nossas unidades de saúde é essencial para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica no município. Por isso, o Governo Municipal tem buscado, junto às outras esferas, recursos para suas melhorias, contando sempre com o apoio de nossos representantes, como o deputado estadual Jonas Guimarães. Neste caso, os investimentos ultrapassam o valor de R$ 700 mil e nossos objetivos são que estes locais se encaixem em todos os padrões de qualidade e que se tornem mais acolhedores”, ressaltou o prefeito Bongiorno.