Paço Municipal é alvo de vandalismo durante fim de semana

Publicado em: 28/04/2014 00:00

Local se tornou ponto de encontro de jovens e sofre com o lixo e a depredação; Boletim de ocorrência registrou os danos

A administração cianortense, há alguns meses, vem solicitando à população, principalmente aos jovens, a preservação das dependências do Paço Municipal, local que se tornou ponto de encontro de diversos grupos durante os finais de semana e que vem sendo prejudicado pelo lixo e atos de vandalismo. No entanto, apesar dos esforços que o poder público tem feito pela conscientização, os frequentadores não têm respeitado o logradouro.

Na manhã deste domingo (27), o saldo da noite anterior foi assustador. Lixo por toda a parte, cacos de vidro, diversas garrafas de bebidas alcóolicas, o encosto de um dos bancos arrancado, sistema elétrico de iluminação do estacionamento danificado e o vidro da porta central do prédio estilhaçado. O prefeito Bongiorno esteve no local e acionou a Polícia Militar, que registrou os danos em um boletim de ocorrência.

“O Paço Municipal é de todos os cidadãos e, assim, é de livre acesso. No entanto, não se configura como um local de lazer e, como qualquer outro logradouro público, precisa ser mantido íntegro e limpo. Mesmo que a presença dos jovens seja reflexo da falta de um espaço adequado para se reunirem, isto não justifica a falta de educação e cuidado para com o patrimônio que é dos cianortenses”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno, o problema é recorrente e surpreende os servidores a cada segunda-feira. “Após os finais de semana, ao ingressar ao trabalho, nos deparamos com lixo e danos, como a destruição de bancos, lixeiras, janelas de vidro e suportes das bandeiras. Desta vez, os vândalos chegaram a quebrar a caixa que comporta o sistema de iluminação e desligaram os postes do estacionamento frontal, local onde foi encontrado o documento de um veículo, entregue à PM no momento de efetuação do boletim”, contou.

“O Governo Municipal está estudando maneiras de inibir a ação dos maus intencionados, analisando as possibilidades de instalar câmeras de monitoramento, aumentar a segurança com recursos humanos e, até mesmo, o fechamento do local com portões”, disse o secretário de Administração, Eliab Vieira Moreno.