Depósito de entulhos conta com novo local

Publicado em: 07/05/2014 00:00

Com o término do espaço disponível para armazenamento, Astencia passa a ocupar outro espaço, no qual ameniza problema de erosão

A Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Cianorte, a Astencia, que até então utilizava como depósito uma área localizada na PR 323 Km 220, está atuando em um novo local. Com o término do espaço disponível para armazenamento, que também era utilizado pela prefeitura, a entidade de utilidade pública, por meio de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Governo Municipal, Ministério Público, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Companhia Melhoramentos passou a funcionar na Rua São Francisco (no final da Avenida Rio Grande do Norte à direita), nas proximidades do cemitério municipal.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Guilherme Cômar Schulz, a Astencia possui toda a documentação necessária para atuação no novo endereço, que foi escolhido com o intuito de conter uma grande erosão que assola o terreno e que já estava alcançando a rua. “A entidade está munida de contratos e licenças ambientais. A concessão do terreno, feita pela Cia Melhoramentos, tem o prazo de um ano. Além do fechamento da erosão, outro objetivo é que neste período a associação providencie e instale uma máquina trituradora no depósito da PR 323 para a reciclagem e destinação final dos resíduos que lá se encontram”, explicou.

A Astencia é composta por empresas especializadas na coleta de entulhos como, por exemplo, as que trabalham com sistemas de caçamba em construções. O local mantido pela entidade armazena apenas os materiais provenientes de obras e demolições, sendo outros tipos de fragmentos separados e retirados do local. Além do novo depósito da associação, os cianortenses também contam com o localizado no cruzamento das avenidas Allan Kardec e Maranhão, conhecido como Mãe Biela, na Vila Sete, onde os carroceiros podem levar os materiais.