Ciscenop beneficia pacientes com doação de próteses ortopédicas

Publicado em: 07/05/2014 00:00

Adquiridas com recursos próprios, peças garantem mobilidade àqueles que perderam uma perna

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social das pessoas com deficiência física, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná, o Ciscenop, realizou nesta semana, em sua sede em Cianorte, a entrega de próteses de pernas a quatro pacientes, sendo dois da Capital do Vestuário, um de Indianópolis e outro de Jussara.

Adquiridas com recursos próprios do consórcio, cada peça ortopédica teve o custo aproximado de R$ 5.200 e visa proporcionar uma mobilidade confortável e segura, aliada à questão da estética, àqueles que perderam uma perna.
“Os pacientes receberão toda a assistência necessária para a adaptação à prótese. Inicialmente, eles contarão com um mês de fisioterapia para garantir que a peça se encaixe perfeitamente ao coto de amputação, respeitando detalhes como a altura e o caminhar. Posteriormente, a prótese receberá o acabamento, assemelhando-se, ao máximo, como em formato e cor, à outra perna”, explicou a secretária do Ciscenop, Andreia Fancelli.

“A diferença que estas próteses farão na qualidade de vida dos pacientes é inegável. Semelhantes a uma perna natural, além de facilitarem o dia a dia pela locomoção independente, as peças também representam mais autoestima para o utilizador, seja ele alguém que já tenha nascido com deficiência ou que tenha sofrido a perda traumática de um membro. Por isso, esta ação é tão gratificante e necessária”, afirmou o presidente do Ciscenop, o prefeito de Cianorte, Bongiorno.