Parceria da Educação Infantil com o CAEDV beneficia alunos dos CMEI´s

Publicado em: 08/05/2014 00:00

A noite desta quarta-feira (07) foi marcada por um importante avanço na qualidade do atendimento prestado pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s). Isto porque, a Assessoria Municipal de Educação Infantil e o Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Visual (CAEDV) lançaram o Projeto Iluminando Caminhos, uma iniciativa que visa evitar problemas visuais já na primeira infância por meio da capacitação dos educadores para a detecção preventiva.

“Este é um trabalho de base e de extrema necessidade visto que, durante o ano, os professores costumam receber, nas séries iniciais, crianças que já perderam a visão em um dos olhos. Uma situação que pode ser evitada pela detecção precoce e adoção de procedimentos adequados” destacou a Assessora da Educação Infantil, Valquíria Charles, durante a solenidade de lançamento do projeto, realizada no CMEI Ivanilde Gomes Casotti (Supercreche) e que antecedeu o primeiro encontro para a capacitação.

“A metodologia consiste em informar a comunidade escolar sobre o que é o CAEDV, qual o seu objetivo, as especificidades da clientela atendida e, principalmente, divulgar maneiras de identificar uma criança com problema visual, evitando, assim, agravos, bem como assegurando condições de igualdade para acesso, permanência e êxito dos alunos no processo educacional”, explicou Edileuza de Souza Reis, diretora da Escola Municipal Liomar Gomes, instituição de ensino responsável pelo CAEDV.

A capacitação reunirá entre 20 e 30 educadores a cada encontro, que tem a duração de 1h e 30min. Entre as atividades propostas destacam-se a exposição de materiais utilizados para a estimulação das crianças que apresentam baixa visão, explanações sobre o CAEDV e orientações pedagógicas.

A secretária municipal de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, ressaltou a importância das parcerias, bem como discorreu sobre a atenção do Governo Municipal para com a Educação Infantil. “Agradecemos o empenho de cada envolvido, pois a união de forças torna possível oferecer melhores e mais adequadas condições ao aprendizado. Esta capacitação faz parte da política de valorização da educação infantil, enquanto primeira etapa da educação básica, e visa o desenvolvimento integral de nossas crianças”, afirmou.