Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

 

Publicado em: 09/05/2014 00:00

Whatsapp

 

Grupo prioritário e portadores de doenças crônicas devem se imunizar na unidade de saúde mais próxima

Promovida pelo Ministério da Saúde em todo território nacional, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, iniciada no dia 22 de abril, seria encerrada nesta sexta-feira (09), porém, como a maioria dos municípios apresenta o índice de imunizados abaixo da meta, que é de 80%, o Governo Federal prorrogou o prazo de vigência da mobilização, que será estendida até que a porcentagem mínima prevista seja alcançada.

A imunização é gratuita e destinada a um grupo prioritário, composto por crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (mães que estejam em até 45 dias pós-parto) e profissionais da saúde que atuam em hospitais, laboratórios e clínicas de radiodiagnóstico. Porém, podem se vacinar, também, os portadores de doenças crônicas, mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica.

Em Cianorte, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a quinta-feira (08), um pouco mais de 65% do grupo prioritário e, aproximadamente, 1.300 doentes crônicos haviam sido imunizados. Um índice acima do nacional, que é de 53,6%. As puérperas apresentam o maior índice de procura pela vacina, com 83,7%. Já as gestantes, o menor, com 54,2%.

Segundo o supervisor do Setor de Epidemiologia, Rodrigo Aparecido Rezende, uma das possíveis causas da baixa procura pela imunização é o calor. “Muitas pessoas associam a gripe ao clima frio. Como ainda não estamos enfrentando baixas temperaturas, o público entende que não há necessidade da vacina e este é um equívoco que precisa ser esclarecido. Os vírus da gripe têm maior circulação durante o inverno, no entanto, a doença pode se manifestar a qualquer momento. Além disso, a vacina leva alguns dias para iniciar a proteção, que dura pelo período de 12 meses”, destacou.

“Fazemos um apelo para que os integrantes do grupo prioritário, bem como os portadores de doenças crônicas, procurem pela unidade de saúde mais próxima de suas residências e recebam a imunização. Lembramos que a vacina é segura, protege contra três subtipos da gripe e, ainda, reduz consideravelmente as complicações que podem gerar casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, ressaltou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Heloisa Dantas.