Polícia Militar presta homenagens ao seu patrono

Publicado em: 16/05/2014 00:00

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) de Cianorte realizou, nesta sexta-feira (16), uma solenidade alusiva ao patrono da Polícia Militar do Estado do Paraná, Coronel Sarmento. A cerimônia aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros e reuniu militares e autoridades civis.

Durante o evento, o policial rodoviário 2º Sargento Prodossimo recebeu a medalha “Coronel Sarmento”, maior honraria da PM do Paraná, concedida por seus 30 anos de trabalho sem punição. Outros policiais que se destacaram no desempenho de suas atividades foram homenageados com diplomas conferidos pelo Comandante da 5ª CIPM, Major José da Silva Neto.

Representando o prefeito Bongiorno, o vice-prefeito Serginho enalteceu o trabalho da PM de Cianorte. “Somos muito gratos não só aos policiais militares, mas também aos bombeiros, policiais rodoviários e ambientais, que desempenham um papel ímpar em nossa cidade. Graças ao seu trabalho, temos um município em plena expansão, mas com baixas taxas de violência”, defendeu.

Coronel Sarmento
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, durante a qual foi ferido no olho. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. Sarmento faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil.